Senador Walter Pinheiro defende novas parcerias entre governo do Estado e Prefeitura para solucionar o trânsito em Salvador

ACM Neto e Jaques Wagner firmam contrato de viabilização do metrô Salvador - Lauro de Freitas.
ACM Neto e Jaques Wagner firmam contrato de viabilização do metrô Salvador - Lauro de Freitas.
ACM Neto e Jaques Wagner firmam contrato de viabilização do metrô Salvador - Lauro de Freitas.
ACM Neto e Jaques Wagner firmam contrato de viabilização do metrô Salvador – Lauro de Freitas.

Presente na solenidade onde a prefeitura de Salvador transferiu para o Governo da Bahia o metrô e os trens do subúrbio, nesta segunda-feira (22/04/2013), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou que o próximo passo para resolver o problema da mobilidade na capital são novas parcerias para eliminar os engarrafamentos no trânsito. “Com viadutos, pontes, passagens e rebaixamentos, estaremos eliminando os principais pontos críticos na cidade”, destacou Pinheiro. 

Entre as intervenções apontadas por Pinheiro estão viadutos em locais de grande engarrafamento de veículos, como na avenida ACM (em frente ao Hiperposto); no cruzamento das avenidas Garibaldi e Vasco da Gama; na região de fluxo do Parque da Cidade, com um novo entroncamento da Av. Juracy Magalhães com a Av. ACM; no entroncamento da Vasco da Gama com a Centenário (na Rótula dos Barris); no Costa Azul, interligando a orla à Av. Magalhães Neto; e melhoria da ligação entre o Iguatemi e a Paralela.

As propostas citadas fazem parte de estudos encomendados por Pinheiro quando esteve à frente da Secretaria estadual de Planejamento, em 2009. Outro gargalo apontado por ele é a construção de um acesso direto entre a Av. Luís Eduardo e a BR-324, cuja ordem de serviço será assinada nesta terça-feira (23) pelo governador Jaques Wagner.

Contorno de Lauro – Na solenidade realizada na governadoria, Wagner se comprometeu a dar continuidade ao projeto da Via de Contorno de Lauro de Freitas, interligando a BA-526 com a Linha Verde com 11 quilômetros de vias duplas para desafogar o trânsito em toda região, uma vez que fará a ligação direta ao Litoral Norte, passando por fora da cidade.

“Seria a substituição do trecho da BA, conhecido como Estrada do Coco, para essa via expressa, na altura da Quinta Portuguesa, passando por Itinga e tendo uma ligação com o centro de Lauro de Freitas pela rua Gerino de Souza. Saindo dessa via expressa, após o rio Joanes, depois da ponte do rio Joanes, voltando a integrar efetivamente com a Estrada do Coco a BA-099”, explica Pinheiro.

O senador destaca que estas e outras intervenções podem contar com o aporte de recursos da ordem de R$ 1 bilhão, parte do valor de R$ 5,6 bilhões que a Bahia pode tomar como empréstimo, a partir do aumento do teto de endividamento do estado.

Redação do Jornal Grande Bahia
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