Secretários de Meio Ambiente de capitais nordestinas participam de encontro em Salvador

Secretários de Meio Ambiente de capitais nordestinas participam de encontro em Salvador.
Secretários de Meio Ambiente de capitais nordestinas participam de encontro em Salvador.
Secretários de Meio Ambiente de capitais nordestinas participam de encontro em Salvador.
Secretários de Meio Ambiente de capitais nordestinas participam de encontro em Salvador.

O plantio de duas mudas de ipê, árvore-símbolo do Brasil, marcou, no final da manhã desta terça-feira (02/04/2013), no Parque da Cidade, o encerramento da reunião preparatória para o 2° Encontro de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras e 2º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carbono, que acontecerão em Porto Alegre, entre os dias 21 e 23 (04/2013). O evento de hoje contou a participação dos secretários de Meio Ambiente das capitais nordestinas, e debateu os principais desafios enfrentados por suas cidades para promover a sustentabilidade, melhorando a qualidade de vida da população local.

A reunião aconteceu no auditório do Mais Social e tratou de questões como o desenvolvimento de políticas públicas de meio ambiente e a captação de investimentos para projetos voltados à área de sustentabilidade. Foram discutidos, ainda, temas diretamente relacionados aos problemas ambientais das grandes cidades, como a emissão de poluentes, o tratamento de resíduos, a necessidade de ampliar cobertura verde, entre outros.

Estiveram presentes ao evento os secretários de Aracaju, Eduardo Matos; de João Pessoa, Edilton Rodrigues; de Maceió, Rafael Wong; de São Luís, Rodrigo Maia; e de Teresina, Agamenon Bastos, que foram recepcionados pelo titular da pasta de Cidade Sustentável de Salvador, Ivanilson Gomes. Também participou o subsecretário de Meio Ambiente de Recife, Carlos Ribeiro Filho.

Para Gomes, o debate foi fundamental para a formulação das propostas que serão levadas para o encontro nacional. “Podemos perceber que nossas queixas, as dificuldades e os desafios são muito parecidos. Espero que, a partir dessas discussões, possamos contribuir com as iniciativas que serão adotadas pelos municípios brasileiros”, disse o secretário.

Ele destacou que o município de Salvador vem fomentando o crescimento das discussões sobre sustentabilidade e citou como exemplo o lançamento, pelo prefeito ACM Neto, do Verde Perto. O objetivo do programa é ampliar as áreas verdes com o estímulo ao plantio de novas árvores.

Além dos secretários e seus representantes, estiveram presentes o representante no Brasil da Fundação Konrad Adenauer, Felix Dane, e o presidente do Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades), Marcino Fernandes Rodrigues. As duas instituições estão à frente da realização do encontro nacional e do fórum internacional.

À tarde, o grupo fez uma visita técnica ao Parque de São Bartolomeu, onde um projeto de revitalização está sendo desenvolvido por meio de colaboração entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Sobre Carlos Augusto 9506 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).