Secretaria de Educação da Bahia apresenta propostas para reajuste salarial dos professores das universidades estaduais

Secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto apresenta proposta.
Secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto apresenta proposta.
Secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto apresenta proposta.
Secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto apresenta proposta.

Ao apresentar as duas propostas na última rodada de negociação, as secretarias estaduais da Educação, da Administração e das Relações Institucionais reafirmam que o Governo da Bahia se mantém aberto ao diálogo com os professores das universidades estaduais.

O Governo do Estado vem aumentando os investimentos para a educação superior e garantindo os reajustes salariais acima da inflação para os professores universitários. O orçamento para as quatro universidades estaduais este ano é de mais de R$ 900 milhões – um aumento de 133% em relação a 2006.

Para garantir o reajuste dos professores das universidades estaduais, a primeira proposta prevê aumentos da gratificação de Incentivo de Pós Graduação (IGP), sendo 5% para especialistas e mestres e 10% para doutores.  A segunda proposta propõe reajuste de 4% sobre o vencimento básico de todas as classes e níveis. As duas propostas trazem, em comum, a incorporação ao vencimento básico de 24,97% da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) até 2014. Com isso, ao longo deste Governo fica garantida a incorporação total de 70% da CET, assegurando uma reivindicação histórica da categoria.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9609 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).