O Empresário do futuro e o mundo globalizado | Por Alberto Peixoto

cartaz anuncia evento do ideias inovadoras.
cartaz anuncia evento do ideias inovadoras.
Administrador do futuro.
Administrador do futuro.
cartaz anuncia evento do ideias inovadoras.
cartaz anuncia evento do ideias inovadoras.

O empresário do futuro, para ter sucesso garantido, precisa ser um profissional com inclinação para o empreendedorismo não se detendo ante as dificuldades atuais, sempre na busca da capacitação profissional e pessoal. Na realidade este profissional já está em plena atuação, gerindo os negócios estratégicos do mercado globalizado onde as grandes mudanças já estão ocorrendo em larga escala.

Posturas mais modernas e muita disposição para enfrentar as novas dificuldades, fazem parte do dia a dia deste novo gestor que deve estar sempre atento às mudanças estruturais que estão transformando o mundo dos negócios, através da Tecnologia da Informação – T.I. – que passou a ser uma ferramenta indispensável em qualquer organização, seja ela empresarial ou não. Portanto, é de essencial importância para o gestor moderno, absorver esta nova cultura empreendedora.

É fundamental que os novos Gestores estejam sempre Online. Coforme pesquisas desenvolvidas pelo SEBRAE/SP, 54% das organizações atuais “quebram” antes de completarem 3 anos de funcionamento, devido a falta de capacitação dos seus Gestores e da falta de conhecimento do negócio que administram.

A T.I. se tornou um artifício estratégico essencial na gestão das organizações e este incremento está diretamente associado à busca constante de melhores soluções tecnológicas, fundamentada em uma melhor estruturação da organização e permitindo-lhe melhores informações internas e externas em tempo real, possibilitando assim que indicadores de desempenho e a evolução do mercado, cheguem aos Gestores com presteza e eficiência.

Da mesma forma, também não podemos imaginar os profissionais da T.I. sem conhecimento das diversas “Estratégias de Administração de Empresas”. Seriam então, um profissional “capenga” que geralmente insistem em só enxergar este segmento esquecendo que no mudo globalizado, os

envolvidos no mercado dos negócios, tem que possuir uma visão bem mais ampla do que no passado. Podemos compara-los com os ateus que não acreditam na existência de Deus, os da TI, só acreditam no que gira em torno de si. Só a “TI salva”!

Tecnologia da Informação – TI – é a área do conhecimento responsável por elaborar, gerir e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão. Assim, a TI é um recurso valioso e que provoca grande impacto na estrutura organizacional, tanto no nível estratégico como nos níveis operacional e administrativo de uma organização. Portanto, estes dois segmentos devem andar de “mãos dadas” na busca de atingir um objetivo comum.

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.