Movimento de eleitores foi grande, mas apenas 6,8% dos faltosos se regularizaram na Bahia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Justiça Eleitoral realiza cadastramento de eleitores.
Em todo o Brasil foi baixa também a procura por atendimento. Os dados são ainda parciais e deverão ser contabilizados em balanço final do TSE no mês de maio de 2013.
Justiça Eleitoral realiza cadastramento de eleitores.
Em todo o Brasil foi baixa também a procura por atendimento. Os dados são ainda parciais e deverão ser contabilizados em balanço final do TSE no mês de maio de 2013.

Mesmo com a forte chuva que se abateu sobre Salvador nesta quinta-feira (25/04/2013), último dia para que os eleitores faltosos pudessem se regularizar sem ter o título cancelado, foi grande o movimento na Central de Atendimento ao Público do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). No entanto, dos 132.912 baianos registrados como faltosos no Cadastro Eleitoral, ou seja, eleitores que deixaram de votar e justificar nas três últimas eleições, apenas 9.075 (6,8%) quitaram suas pendências nos postos de atendimento do TRE-BA.

Os dados são ainda parciais e deverão ser contabilizados pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral em balanço final no mês de maio. Apesar do aumento no número de atendimentos nas últimas semanas, foi pequena em todo o país a procura por regularização nos postos dos TREs. No Brasil, dos cerca de 1,5 milhão de faltosos, aproximadamente 128 mil (8,5%) sanaram suas pendências. Com tal balanço, mais de um 1,3 milhão de brasileiros deverão ter os títulos cancelados. Destes, cerca de 123 mil estão na Bahia.

Esta quinta-feira (25/4) foi o prazo final para que os cidadãos que deixaram de votar e justificar em três eleições consecutivas regularizassem a sua situação sem ter o título cancelado. Para os que tiverem o documento cancelado, a orientação é que, mesmo após o prazo, não deixem de regularizar a situação. O procedimento é o mesmo, podendo ser realizado na CAP, nos cartórios e postos dos SACs. A diferença é que, a partir de agora, enquanto não se regularizar, o eleitor vai estar com o título cancelado. A previsão é que seja disponibilizada em 14 de maio a lista final com os nomes e os números de inscrição dos eleitores cancelados.

Restrições

Dentre outras limitações, eleitores com o título cancelado ficam impedidos de matricular-se em faculdades, obter passaporte ou carteira de identidade, contrair empréstimo em instituições financeiras, participar de concorrência pública ou administrativa ou ser nomeado, no caso de aprovação, em concurso público.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121628 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.