Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 08 de abril de 2013

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Feijoada, ano 21

Começa hoje a contagem regressiva para a realização da 21ª.Feijoada do Larangeira que acontecerá no próximo sábado, sob o tema Yeshua e paz, na mansão do pecuarista Wilson Paes Cardoso, que será decorada pelo cerimonial Suzana Magalhães sob a animação de Katê ex- Voa Dois, Simplicidade a + e Fredson e banda e reunirá o melhor das sociedades de Feira de Santana e Salvador. Mais uma vez há vinte e hum anos a Cervejaria Kaiser e refrigerantes Coca Cola serão os patrocinadores deste grande evento que efetivamente abre a maior micareta do Brasil que é a de Feira de Santana.

Universidade Federal

O deputado federal Colbert Martins propôs ao Congresso Nacional a criação da Universidade Federal de Feira de Santana (UniFeira), através de um Projeto de Lei que foi encaminhado na última quarta-feira,3. De acordo com o deputado a primeira votação deve acontecer em cerca de seis meses. Se o projeto for aprovado, Feira de Santana ganhará mais uma instituição de ensino superior. Além de várias faculdades particulares como FAT e FAN e da Universidade Estadual de Feira de Santana, que já possui, a cidade terá um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), que será instalado em uma área da Fundação de Apoio ao Menor (Famfs), no bairro Aviário. A área do campus da UFRB será de aproximadamente 35 hectares, menor do que a prevista inicialmente que era de 80, e pode abrigar aproximadamente 2.300 alunos, 130 professores e 80 técnicos administrativos.

Inclusão pelo esporte

De acordo com o IBGE, 14% da população possui algum tipo de deficiência. Para o aluno de Educação Física Daian Dias, “conhecer esta realidade é imprescindível aos profissionais da nossa área, visando a convivência com portadores de necessidades especiais, proporcionando meios de elevar a qualidade de vida deste grupo populacional”. O tema inclusão social através do esporte foi abordado na Universidade Estadual de Feira de Santana por meio de uma oficina de esportes paraolímpicos. A atividade integrou o 1º Ciclo de Formação do Programa Encaminhar: Ação Social (Peac), realizado de 2 a 3 de abril no campus universitário.

Charmant, lançado

Com a presença de pessoas mais representativas do mundo economico-financeiro da Região Metropolitana de Feira de Santana, o empresário Osvaldo Ottan em nome da construtora Belvedere lançou o mega complexo residencial, hoteleiro e de negocios, o Charmant, cujo projeto é do consagrado arquiteto Ivan Smarcevscki. O fato ocorreu no salão de eventos do Ville Gourmet durante um concorrido coquetel, onde também foi apresentado executivos da Rede Express, empresa que vai administrar o segmento de hotelaria. De Salvador vieram Ivan Smarcevski e sua equipe, o consultor de negocios Marcio Pires e de Feira entre outras personalidades o presidente da Associação Comercial Armando Sampaio.

O semi arido

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Uefs realiza, hoje, a partir das 14h, a palestra “Ações de Ciência, Tecnologia e Inovação no Semiárido: o papel do INSA”. O palestrante é o professor doutor Salomão de Souza Medeiros, pesquisador na área de Recursos Hídricos e diretor substituto do Instituto Nacional do Semiárido. O Instituto Nacional do Semiárido, tem como base ações articuladas entre as diversas unidades de pesquisa e instituições de ciência e tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Busca, também, o estabelecimento de parcerias com outras entidades, com interfaces às temáticas das regiões áridas, semiáridas e secas de âmbito global.

 

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3043 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]