EMBASA informa que não há diminuição da oferta de água em Salvador

EMBASA afirma que abastecimento é regular em Salvador.
EMBASA afirma que abastecimento é regular em Salvador.
EMBASA afirma que abastecimento é regular em Salvador.
EMBASA afirma que abastecimento é regular em Salvador.

A Embasa informa que não há fundamento na acusação do deputado estadual Bruno Reis (DEM) segundo a qual haveria um “racionamento camuflado” em Salvador. Atualmente, a oferta de água na capital baiana gira em torno de 11 mil litros por segundo, uma vazão que atende, com folga, as ligações cadastradas na empresa. No entanto, em áreas de ocupação desordenada, o grande número de ligações clandestinas e a verticalização de boa parte dos imóveis sem adequação da rede de distribuição interna são fatores que comprometem a regularidade do fornecimento em locais de topografia elevada. 

Em Sussuarana, por exemplo, a empresa fornece, por ligação, mais do que o dobro da média de consumo de outras áreas da cidade e, mesmo assim, existem ruas cujos moradores reclamam que a água só chega de madruga ou passa dias sem chegar.

Assim como Sussuarana, em bairros com o mesmo tipo de ocupação, como Calabetão, São Marcos, Pau da Lima, Sete de Abril, Mata Escura, Boca da Mata e Estrada Velha do Aeroporto, existem ruas que sofrem do mesmo problema.

A empresa tem investido na ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Salvador, ampliando a rede distribuidora de áreas críticas de abastecimento, construindo mais reservatórios, duplicando as adutoras de água bruta e de água tratada, assim como aumentando a capacidade de produção da estação de tratamento de água principal do sistema. Os recursos envolvidos nestas ações e em outras que serão implementadas, até 2014, somam o montante de R$ 334,7 milhões.

Paralelo a isso, assistentes sociais e técnicos da empresa estão trabalhando nas comunidades residentes em áreas críticas de abastecimento de água para, junto com lideranças locais, encontrar formas de regularizar a situação de imóveis que estão ligados de forma irregular na rede distribuidora e orientar os moradores sobre a adequação da rede interna do imóvel.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111182 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]