Em Salvador, Transbaião aborda interiorização da Copa das Confederações

Políticos debatem Copa das Confederações na Bahia.
Políticos debatem Copa das Confederações na Bahia.
Políticos debatem Copa das Confederações na Bahia.
Políticos debatem Copa das Confederações na Bahia.

A interiorização da Copa das Confederações e as ações sociais, culturais, gastronômicas e turísticas do Expresso Transbaião 2013 foram abordados na apresentação do projeto na segunda-feira (22/04/2013), no Hotel Matiz, em Salvador. Estiveram presentes representantes do governo estadual e federal, o Cônsul de Portugal, José Manuel Lomba, prefeitos, vice-prefeitos e secretários das treze cidades roteiros.

O deputado federal Luiz Argôlo (PP), idealizador do projeto, aproveitou o momento para apresentar aos convidados as intervenções que as cidades da Região Metropolitana e do Recôncavo receberão com a passagem do trem de passageiros no mês junino.

“Esse ano teremos uma ação articulada com a Fifa, com a Federação Brasileira de Futebol e com os governos federal, estadual e municipal. A intenção é levarmos os turistas que vierem para a Copa das Confederações, para conhecerem a cultura, a culinária, o turismo e as histórias das cidades do interior do nosso estado”, afirmou o Luiz Argôlo.

Para o prefeito de Candeias, Sargento Francisco, o projeto do Transbaião é uma oportunidade de reforçar os festejos juninos na sua cidade. “Como estamos muito próximos da capital, nossa cultura junina tem ficado um pouco esquecida. E o Transbaião vai nos dar a possibilidade de resgatar essa festa”, afirmou.

Já a prefeita de Dias D’Ávila, Jussara Nascimento salientou o empenho que o município realizará para promover o Expresso Transbaião 2013 junto a comunidade, envolvendo o seu secretariado para a chegada do trem e das diversas ações em junho.

O prefeito Geranilson Requião, de Catu, assim como os demais prefeitos, secretários e representantes dos municípios do roteiro, referendou a importância do projeto e compartilhou com os presentes a participação da sua cidade de forma mais representativa do que nos anos anteriores.

Além das ações que vem sendo realizadas em outras edições, o projeto esse ano, em parceira com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), irão capacitar os moradores locais para melhor atender ao público visitante, pontuando como um dos legados a ser deixado pelo Transbaião 2013 nas regiões do roteiro.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9153 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).