Em Feira de Santana, moradores da Rua Mercúrio acusam GBarbosa de invadir rua, destruir calçada e obstruir garagens

Ariella Prata, Nilson Mendes Filho e Dilma Celia de Carvalho protestam com relação à obra do GBarbosa.
Ariella Prata, Nilson Mendes Filho e Dilma Celia de Carvalho protestam com relação à obra do GBarbosa.
Ariella Prata, Nilson Mendes Filho e Dilma Celia de Carvalho protestam com relação à obra do GBarbosa.
Ariella Prata, Nilson Mendes Filho e Dilma Celia de Carvalho protestam com relação à obra do GBarbosa.

Moradores da Rua Mercúrio, localizada em Feira de Santana, visitaram a redação do Jornal Grande Bahia na terça-feira (09/04/2013) com objetivo de denunciar o grupo empresarial Cencosud Brasil Comercial LTDA, pela edificação de uma unidade da rede de supermercados GBARBOSA, em um terreno situado nos limites do Bairro Muchila e Jardim Acácia. Segundo os moradores, o empreendimento avançou sobre o prolongamento da Rua Macário Cerqueira, obstruindo a rua e os acessos às residências, além de ocupar um terreno que fora destinado a ser praça pública.

“A empresa se apossou de uma rua e quer obstruir a calçada e a garagem da minha residência. Construindo um muro à apenas 30 centímetros de distância do muro da minha casa, obstruindo a garagem”, declara a advogada Ariella Prata.

A aposentada Dilma Celia de Carvalho, mãe de Ariella Prata, com lágrimas na face e com graves problemas de saúde, desabafa:

Dilma Carvalho aponta para a calçada e diz de forma consternada: "não respeitam as pessoas".
Dilma Carvalho aponta para a calçada e diz de forma consternada: “não respeitam as pessoas”.

“Resido há 32 anos neste local. Onde estão construindo o supermercado GBarbosa era para ser uma praça. O empresário que fez o Loteamento Vila Freire (atualmente Bairro Jardim Acácia) foi o senhor Ednaldo Freire de Melo, proprietário da Zig Calçados. Ele sempre afirmou que o terreno seria uma praça. No entanto, além do ocuparem o terreno, estão fechando a rua e obstruindo a garagem da minha residência.”

Outro morador da Rua Mercúrio, o advogado José Nilson Mendes de Santana Filho, explica que a obra executada pelo Cencosud, para implantação de uma unidade do GBarbosa, obstrui o acesso à garagem da residência, e que a residência tem ligações com as duas ruas, Mercúrio e Macário Cerqueira.

“Moro há 30 anos neste local, e de repente resolvem obstruir a garagem da minha casa. Isto é uma completa falta de respeito”, denuncia Nilson Mendes Filho.

Rede de esgoto instalada no prolongamento da Macário Cerqueira.
Rede de esgoto instalada no prolongamento da Macário Cerqueira.

Evidências

Os moradores afirmam que dois aspectos apontam para a evidência de que existe uma rua no local. O primeiro aspecto é o fato de existe uma rede de esgoto a cerca de cinco metros do meio-fio da calçada. Outro ponto destacado é que parte da Rua Macário Cerqueira conta com calçamento e de repente o calçamento deixa de existir porque foi obstruído por um tapume da obra do CENCOSUD/GBARBOSA. Eles também afirmaram possuir documentos que comprovam a destinação do terreno como praça.

Tapume bloqueia o prolongamento da Rua Macário Cerqueira
Tapume bloqueia o prolongamento da Rua Macário Cerqueira.

Ação judicial

A advogada Ariella Prata informou que ingressou com uma ação judicial com objetivo de impedir o andamento da obra e salvaguardar direitos. A ação foi protocolada na justiça de Feira de Santana com o número 0009081-58.2013.805.0080.

Os moradores também manifestaram o interesse em denunciar a situação ao Ministério Público, uma vez que o bairro é residencial e não foi feito estudo de impacto ambiental para que fosse edificada uma construção comercial.

+ Sobre o grupo empresarial

O Cencosud é um dos principais grupos do mercado varejista latino-americano. Com operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e no Peru, e com um escritório comercial na China, o grupo tem mais de 30 anos de atuação e permanece em pleno desenvolvimento, conquistando novos mercados e clientes a cada dia. As empresas do setor de alimentos GBarbosa, Mercantil Rodrigues e Perini fazem parte do grupo empresarial.

Confira a reportagem fotográfica 

[wp-imageflow2]

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120785 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.