Feira de Santana: jovem é condenado a 63 anos de prisão por participação em chacina

Heitor Matias Silva, 22 anos, conhecido como ‘Cabeleira’, foi julgado nesta terça-feira (16/04/2013), no Fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana e condenado a 63 anos de prisão em regime fechado, por ter participado de uma chacina ocorrida em dezembro de 2009, que matou cinco pessoas da mesma família, no município.

O crime

No dia 25 de dezembro de 2009, feriado de Natal, Jocilene Barros da Silva, Jandaira Anunciação Barbosa, Gabriel Nascimento dos Santos, Jéssica Silva Saturnino e Gidean Silva Saturnino foram amarrados e queimados vivos. Segundo testemunhas, três homens teriam conduzido as vítimas até o local conhecido como Pau de légua, no loteamento Luma Torres, bairro Novo Horizonte.

A chacina foi cometida por causa de dívidas com traficantes e o próprio Cabeleira confirmou a informação passada pelo delegado Madson Sampaio, responsável pelas investigações. O motivo foi um débito de R$ 900 e cerca de 100g de crack.

Alerta! Tomar veículos de assalto é a modalidade preferida dos bandidos

Apesar do trabalho das polícias, os marginais continuam praticando assaltos em Feira de Santana e somente do dia 11 ao dia 14 deste mês, pelo menos 9 carros foram levados pelos bandidos, sendo 7 tomados de assalto e dois puxados. Enquanto isso, no mesmo período, os bandidos conseguiram tomar 5 motos de assalto e outras duas foram puxadas, totalizando entre carros e motos, 16 veículos. O assalto lidera as ocorrências, por conta dos mecanismos de segurança instalados nos veículos. Alguns deles foram encontrados abandonados. A polícia acredita que foram utilizados pelos bandidos para cometerem outros assaltos. Confira o resumo das queixas registradas na delegacia:

Dia 11

O aposentado Carlos Jaime Canário, residente no bairro Santa Mônica, alegou na delegacia que colocou sua residência à venda e um homem se passando por comprador trancou a família em um dos cômodos da casa e fugiu levando vários objetos e o veículo Sentra, prata, de placa NYM-7042. O assalto aconteceu por volta das 16h30. Policiais militares encontraram o veículo abandonado no bairro Caseb e o apresentaram no Complexo Policial.

Por volta das 21h30, Robson Aires de Carvalho, estava parado com sua moto Sundown Max, prata, placa JRL-5484, na Praça de Alimentação, quando foi solicitado por um menor aparentando ter 13 anos, para fazer uma corrida até a estrada do aeroporto, no bairro Santo Antonio dos Prazeres. Ao chegar no local indicado, Robson foi surpreendido por dois homens armados, que anunciaram o assalto e tomaram sua moto. O veículo foi encontrado por policiais militares na noite desta segunda-feira (15), na rua Bartolomeu de Gusmão, bairro Sobradinho. Os PMs encontraram a moto com a chave no quadro e dois capacetes, um preto e outro rosa.

Também na mesma Praça de Alimentação, o mototaxista Lincon Boaventura de Souza, foi solicitado por uma jovem para fazer uma corrida até o bairro Santo Antonio dos Prazeres. No destino indicado pela passageira, surgiram dois homens armados que estavam escondidos em uma casa abandonada e roubaram sua moto Yamaha YBR, preta, de placa JSG-5469.

Dia 12

Ana Maria de Souza Ribeiro contou na delegacia que ao estacionar seu veículo Gol, prata, de placa NTR-9783, ao lado do Banco do Brasil da avenida Getúlio Vargas, foi surpreendida por dois bandidos que anunciaram o assalto e levaram o veículo. Fato ocorrido às 11h.

Carlos André Moura Mendes teve sua moto furtada por volta das 13h40 na rua Iracema Mendes, no bairro Parque Ipê. Bandidos levaram sua motocicleta Yamaha XTZ 125, vermelha, de placa JON-3666.

Na mesma data e por volta das 17h, Ramone da Silva Dias, conduzia seu veículo Gol, branco, placa JNR-8050 pela rodovia BA-502 e na região do Tomba reduziu a velocidade para passar pelo redutor. Nesse momento, dois homens apareceram e anunciaram o assalto. O veículo foi encontrado abandonado nesta segunda-feira (15), na rua Afonso Manoel Nascimento, bairro Cidade Nova e apresentado na delegacia pela própria vítima, após localizá-lo.

No mesmo horário, a senhora Luciene da Silva Cerqueira Leal, foi abordada por dois bandidos na avenida Getúlio Vargas, bairro Santa Mônica. Ela foi obrigada a efetuar saques para os assaltantes e ainda perdeu seu veículo Fiat Punto, branco, de placa OKR-9750.

Carlos Alan Pinheiro de Araújo teve seu veículo puxado e procurou a polícia para pedir providências. Ele estacionou o Fiat Pálio, cinza, de placa JLZ-4511 na rua Água Verde, no bairro Parque Ipê e quando retornou, por volta das 17h, já haviam levado o carro.

Por volta das 19h, Jonas Francisco Bonfim Lima, trafegava em frente a igreja de São Cristóvão, no distrito de Humildes, quando foi surpreendido por três bandidos que estavam em uma picape Corsa, vermelha, anunciando o assalto. Jonas foi obrigado a entregar sua Fiat Strada, cinza, de placa JSC-0386.

Maria da Conceição Ferreira Lima Sebastião, queixou-se na delegacia que estacionou o veículo Pálio Weekend, prata, de placa HDM-5292, na rua Palmerim, bairro Conceição II. Ao retornar, por volta das 19h, o veículo tinha sido furtado.

Ivanilde Ferreira de Macedo Cordeiro, foi assaltada por volta das 20h na rua Manzagão, no bairro Mangabeira. Ela foi abordada por dois assaltantes e perdeu sua moto Honda Biz, prata, de placa NZS-6089.

José Ramos Carneiro informou na delegacia que estava às 22h no pátio da faculdade FTC, no bairro SIM, com a van Fiat Ducato, branca, de placa DPC-3827, quando foi abordado por dois homens armados. Eles anunciaram o assalto e o obrigaram a dirigir até uma estrada próxima ao aeroporto e fugiram com o veículo.

Dia 13

Fabiano Adorno Gonçalves, pilotava sua motocicleta Honda CB 300R, amarela, placa JSS-4726, por volta das 19h30 pela avenida Iguatemi, no bairro Mangabeira, quando foi abordado por dois homens que estavam em outra moto, uma Honda Fan, preta, de placa não anotada. Eles anunciaram o assalto e levaram o veículo de Fabiano.

Dia 14

Dois jovens que estavam em uma bicicleta assaltaram Luiz Carlos de Santana Oliveira, fato ocorrido na rua da antiga Plascalp, no CIS. Ele foi obrigado a entregar seu veículo Vectra, prata, de placa JMQ-4472. O assalto aconteceu por volta das 17h. A PM encontrou o veículo abandonado no povoado de Terra Dura, no distrito de Humildes.

Ricardo de Assis Júnior comunicou na delegacia que passava pelo bairro Aviário, por volta das 20h, quando foi assaltado por dois homens que estavam à pé. Eles conseguiram levar sua motocicleta Yamaha Lancer XT 250, azul, de placa JRM-3733.

Quem também perdeu a moto para os marginais foi Daniel Ferreira de Jesus. Ele contou na delegacia que furtaram sua motocicleta Yamaha XTZ, vermelha, de placa JSO-8624, que estava estacionada na rua da Plascalp, no CIS.

Arrombadores de igreja são presos em flagrante

Dois arrombadores foram presos por policiais militares no final da noite desta segunda-feira (15/04/2013), em Feira de Santana.

Segundo informações, a guarnição do PETO 66 efetuava rondas ostensivas pelo bairro Capuchinhos e abordou dois jovens que transitavam pela avenida Presidente Dutra. Os dois abordados, identificados posteriormente como Genivaldo Pereira de Lima, 26 anos e George Pereira das Mercês, 23, estavam carregando algum tipo de material e tentaram esconder ao avistarem a viatura policial.

Após realizar averiguação, a guarnição sob comando do soldado Fábio Pereira, detectou que o material era produto de furto. A dupla tinha acabado de arrombar uma igreja evangélica localizada na própria avenida e estava fugindo com o material eletrônico. Eles alegaram para a polícia que iriam trocar por drogas na ‘boca’, já que são viciados, mas não contaram o local exato da troca.

Carga é recuperada pela Polícia Civil

Uma carga de eletroeletrônicos e equipamentos de informática, avaliada em R$ 1 milhão, foi recuperada na segunda-feira (15/04/2013), no povoado de Jorrinho, em Tucano, por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Dercarga). O material estava em poder de Adelvan Oliveira Cunha, 33 anos, Breno Leonardo Rocha e Silva, 35, Adriano da Silva, 27, Marcelo Balbino da Silva, 29, e Jéferson Aquino de Olivera, 36, além de um adolescente de 17 anos que acompanhava os bandidos.

O titular da Decarga, delegado Jean Silva Souza, informou que os criminosos estavam numa pousada em Jorrinho, aguardando um receptador (que não teve a identidade revelada por eles) para a carga roubada. Acrescentou ainda que o bando, investigado por outros cinco roubos de cargas, agia nos estados de Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

“Os criminosos são de diferentes estados: Edelvan, líder do bando, e Adriano são de Pernambuco, Breno e Jéferson moram em São Paulo, Marcelo é natural de Alagoas e o adolescente vive em Sergipe”, ressaltou, observando que um automóvel Peugeot, de cor vermelha, placa DIN-7294, e um revólver calibre 38 (este com Edelvan) também foram apreendidos.

Monitoramento

Os investigadores chegaram a quadrilha depois de cientificados pela empresa de monitoramento que o caminhão – contendo uma carga de notebooks, impressoras, aparelhos de som e televisores de LCD, das marcas Sony e HP – roubado na madrugada de domingo (14), em Alagoinhas, estava em Tucano.

Segundo o delegado, a quadrilha possuía equipamentos para bloquear o sinal de monitoramento de caminhões, mas um defeito técnico ajudou a localizar o bando. “Um dos bloqueadores falhou e a empresa comunicou à polícia onde se encontrava o veículo”, explicou, garantindo que os ladrões costumavam atacar motoristas de caminhão que transportavam cargas durante o horário de descanso, nos postos de combustíveis onde faziam as paradas. Eles levavam o veículo para um local ermo, descarregando-o, enquanto o motorista era mantido amarrado e amordaçado num cativeiro, só sendo liberado quando a carga já estivesse longe.

Os assaltantes foram autuados por formação de quadrilha e roubo e encaminhados ao Presídio Regional de Feira de Santana. Eldevan também vai responder por porte ilegal de arma. O adolescente apreendido foi encaminhado ao Ministério Público.

Fonte: Central de Polícia

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115152 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.