Feira de Santana: deputado Zé Neto reúne cerca de mil pessoas de quase 40 cidades em reunião plenária

Deputado Zé Neto: "Temos um projeto político que precisa continuar sendo trabalhado e precisamos saber onde estamos".
Deputado Zé Neto: "Temos um projeto político que precisa continuar sendo trabalhado e precisamos saber onde estamos".
Deputado Zé Neto: "Temos um projeto político que precisa continuar sendo trabalhado e precisamos saber onde estamos".
Deputado Zé Neto: “Temos um projeto político que precisa continuar sendo trabalhado e precisamos saber onde estamos”.

Para discutir dias ainda melhores para a Bahia, o mandato do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), reuniu neste domingo (14/04/2013), na Chácara da Luta, em Feira de Santana, aproximadamente uma mil pessoas de 36 cidades entre dirigentes de órgãos públicos, lideranças políticas, representantes de entidades civis organizadas, apoiadores, prefeitos e vereadores. Entre os temas em pauta, transferência de renda aos municípios, municipalismo, ações estruturantes e emergenciais para a convivência com a seca e formação política, por exemplo.

“Temos um projeto político que precisa continuar sendo trabalhado e precisamos saber onde estamos. Se não soubermos onde estamos não saberemos aonde vamos. E onde estamos? Em um período de consolidação de uma política que tem dado certo e dará certo cada vez mais, contando com o empenho e a participação de todos nós”, assinalou o Zé Neto ao afirmar que “receber os companheiros é uma energia de vida muito grande”.

O senador Walter Pinheiro (PT) e o secretário estadual da Comunicação Social, Robinson Almeida, contribuíram para a discussão, falando sobre os benefícios e mudanças que os atuais governos Federal e Estadual trouxeram para o Estado.

“É preciso entender a mudança no nosso Estado. Tínhamos um governo que era feito exclusivamente para um determinado grupo e com uma demanda muito concentrada na Região Metropolitana de Salvador. O governo Jaques Wagner implementou uma política para desconcentrar, para levar benefícios para outras áreas. O Estado buscou atacar as três frentes: energia, estradas e água para resolver os problemas de nossa gente e gerar emprego, movimentar a economia e atrair investimentos de empresas para o interior também”, destacou Pinheiro.

“Estamos há seis anos e três meses transformando o Estado. Nunca se fez tanto pela Bahia como estamos fazendo nesse período de governo Wagner, a exemplo das milhares de unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida, dos sete mil quilômetros de estradas recuperadas ou feitas com asfalto de qualidade, do maior programa de alfabetização da história da Bahia – o TOPA –, o investimento de R$ 7,7 bilhões no maior programa de distribuição de água e saneamento – o Água Para Todos –, por exemplo”, sinalizou Robinson Almeida ao afirmar que a prioridade para 2013 é continuar construindo e recuperando mais estradas, ampliando os investimentos em educação, saúde e demais áreas prioritárias.

O secretário ainda destacou o papel do Partido dos Trabalhadores na conquista da democracia e sua manutenção no País. “Nós somos aquele extrato da população que conseguiu reunir homens e mulheres de bem para fazer um projeto de nação. Nós representamos o povo brasileiro que entendeu que não podia continuar sendo reprimido. Não temos projeto para apenas um terço da nação, mas para os seus 200 milhões de habitantes”, disse.

Para a sub-secretária Estadual do Desenvolvimento e Integração Regional, Eliana Boaventura, “Zé Neto tem feito um mandato de responsabilidade e coerência da mesma forma que o governador Jaques Wagner vem fazendo, com transparência e diálogo”.

Refletindo o sentimento das demais entidades sociais organizadas e categorias presentes no encontro, a exemplo de trabalhadores rurais, agentes de saúde, mototaxistas, trabalhadores no setor avícola e leiteiro, o presidente da cooperativa de reciclagem de Barreiras e Além São Francisco, Gerino (ver o nome no site), que também é membro do diretório municipal do PT de Barreiras, afirmou que “o mandato de Zé Neto se tornou o que o PT busca incessantemente, que é ser um espaço para o debate, uma escolha. Vi nesta plenária o PT integrado”.

“Agradeço ao deputado Zé Neto, que tem dado uma força substancial no encaminhamento dos nossos projetos. O consórcio Portal do Sertão vai fazer história na nossa região graças à atenção do governo do Estado”, disse o prefeito de Amélia Rodrigues, Toinho do PT, presidente do Consórcio Público Portal do Sertão, um dos primeiros a ser instalado na Bahia e que vem se tornando referência na execução de políticas públicas no Estado.

“Estou há pouco tempo no PT, mas observo que temos coragem, vontade e precisamos continuar mostrando nossa cara e mostrando a que vimos”, disse o prefeito de Central, Wilson Monteiro, também presidente da Associação dos Municípios da Microrregião de Irecê (Unipi), que agrega 21 cidades.

Já os vereadores Beldes Ramos e Alberto Nery, destacaram que é preciso que a gestão municipal de Feira de Santana passe a ter mais atenção às questões sociais e, principalmente, se abra para o diálogo com a população feirense.

Presentes 

Além dos citados acima, participaram do evento Tio Bico, histórico do PT de Feira; Sinval Galeão, histórico do PMDB de Feira; os ex-candidatos a vereadores por Feira de Santana Rocha, Djalma, Guilhermino Vaccarezza, Félix, Jader, Magal e Pinheiro; os prefeitos Wilson Cardoso (Andaraí), Paim da Farmácia (Coração de Maria), Gaspar (Muquém do São Francisco), Jaqueline (Barro Preto); o ex- prefeito de Santo Estêvão, Rogério Costa; o vice-presidente do PT em Feira de Santana, José Rocha; Nei Rios, representante do PCdoB de Feira de Santana; representantes de órgãos públicos a exemplo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ciretran, Detran, Ibametro, Hospital Geral Clériston Andrade, Direc, Secretaria Estadual da Educação, SAC, Centro Industrial Subaé, Adab, EBDA, NTE e Hospital Estadual da Criança, dentre outros companheiros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.