ADAB intensifica fiscalizações em salgadeiras clandestinas e apreende 40 toneladas de couro

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Mais uma estratégia para coibir o abate clandestino na Bahia, a intensificação de fiscalizações em salgadeiras considerada um elo incentivador da atividade informal. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vinculada à Secretaria de Agricultura, mobilizou a equipe de fiscalização para as salgadeiras localizadas nos municípios de Paramirim, Boquira e Capela do Alto Alegre, mediante denúncias anônimas. No total foram apreendidas 40 toneladas de couro clandestino durante a última semana, entre os dias 16 e 21 de abril DE 2013.

A primeira apreensão aconteceu na última terça-feira (16), em Capela do Alto Alegre, com cerca de 2 toneladas de peles armazenadas numa salgadeira clandestina. Esta ação ocasionou uma investigação que encaminhou a equipe da Adab para outros dois estabelecimentos.

Assim, entre os dias 18 e 19 deste mês a equipe de fiscalização da Adab apreendeu mais 26 toneladas em uma salgadeira localizada emParamirim. Essa ação foi um resultado da parceria entre a Adab, por meio da Gerência de Brumado e da Coordenadoria Regional de Vitória da Conquista, e a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Fechando a rede de produção de couro ilegal descoberta pela Agência, a equipe de fiscalização confiscou mais 12 toneladas de couro no último sábado (20), em Boquira.

“As ações de fiscalização no combate ao comércio de couro clandestino é importante por ser uma maneira de coibir o fomento do abate informal”, ressalta o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários (DIPA), Adriano Bouzas, lembrando que as ações de fiscalização serão intensificadas em toda região com o intuito de coibir a clandestinidade, evitando prejuízos para a saúde pública.

Todo o material apreendido foi descartado no Aterro Sanitário de Vitória da Conquista.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108692 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]