Ações de sindicatos melhoram publicidade no Nordeste

Sindicato das Agências promove fortalecimento do setor.
Sindicato das Agências promove fortalecimento do setor.

Sindicato das Agências promove fortalecimento do setor.
Sindicato das Agências promove fortalecimento do setor.

Os Sindicatos das Agências de Propaganda, os Sinapros, buscam cada vez mais, promover ações que visam destacar e dar maior visibilidade aos trabalhos das agências de publicidade. Uma das principais ações tem sido mostrar a importância de ser um associado e como essa parceria pode ajudar a melhorar o mercado publicitário. No Nordeste, atualmente, cerca de 170 agências compõe os Sinapros da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Ainda que deem prioridade às atividades locais, os Sindicatos do Nordeste possuem pontos em comum. Dentre eles a necessidade de estreitar relações com os Prefeitos para garantir assim as licitações legais, evitar pregões e ter mais esclarecimentos sobre a Lei 12.232/10, que normatiza as licitações públicas de serviços de publicidade. Além disso, buscam evitar a cobrança equivocada do ISS em algumas capitais, questionar o papel do Conselho Executivo das Normas-Padrão – CENP e valorizar as campanhas produzidas pelas agências locais. Outro ponto de destaque é o alto investimento em pesquisas, que possibilitem quantificar o tamanho do mercado da propaganda, em cada Estado.

Na Bahia 

Desde a posse da atual presidente Laura Passos, em novembro de 2012, ações que favorecem o mercado publicitário da capital e do interior, como a publicação e distribuição do Catálogo de Valores Referenciais de Custos Internos, a reativação do Sinapro On-Line, e a Carta à UNIME e ao Grupo Kroton reivindicando a regionalização da publicidade, vêm sendo realizadas pelo Sinapro-Bahia.

Nos últimos meses, o Sindicato já formulou uma comissão com os jornais baianos para fiscalizar a publicidade legal e se reuniu com a União dos Municípios da Bahia – UPB para pensar melhores formas de negociação entre as partes. A ação mais recente foi a consolidação da parceria com o IEL para lançar o Projeto Banco de Estágio Bahia, que tem o objetivo de acompanhar a formação dos novos publicitários e facilitar a busca das agências por estagiários na área.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9321 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).