
Os Sindicatos das Agências de Propaganda, os Sinapros, buscam cada vez mais, promover ações que visam destacar e dar maior visibilidade aos trabalhos das agências de publicidade. Uma das principais ações tem sido mostrar a importância de ser um associado e como essa parceria pode ajudar a melhorar o mercado publicitário. No Nordeste, atualmente, cerca de 170 agências compõe os Sinapros da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Ainda que deem prioridade às atividades locais, os Sindicatos do Nordeste possuem pontos em comum. Dentre eles a necessidade de estreitar relações com os Prefeitos para garantir assim as licitações legais, evitar pregões e ter mais esclarecimentos sobre a Lei 12.232/10, que normatiza as licitações públicas de serviços de publicidade. Além disso, buscam evitar a cobrança equivocada do ISS em algumas capitais, questionar o papel do Conselho Executivo das Normas-Padrão – CENP e valorizar as campanhas produzidas pelas agências locais. Outro ponto de destaque é o alto investimento em pesquisas, que possibilitem quantificar o tamanho do mercado da propaganda, em cada Estado.
Na Bahia
Desde a posse da atual presidente Laura Passos, em novembro de 2012, ações que favorecem o mercado publicitário da capital e do interior, como a publicação e distribuição do Catálogo de Valores Referenciais de Custos Internos, a reativação do Sinapro On-Line, e a Carta à UNIME e ao Grupo Kroton reivindicando a regionalização da publicidade, vêm sendo realizadas pelo Sinapro-Bahia.
Nos últimos meses, o Sindicato já formulou uma comissão com os jornais baianos para fiscalizar a publicidade legal e se reuniu com a União dos Municípios da Bahia – UPB para pensar melhores formas de negociação entre as partes. A ação mais recente foi a consolidação da parceria com o IEL para lançar o Projeto Banco de Estágio Bahia, que tem o objetivo de acompanhar a formação dos novos publicitários e facilitar a busca das agências por estagiários na área.