Valorização cultural e esportiva marcou aniversário de Tucano pelos 176 anos de emancipação política

Atos oficiais marcam memória política de Tucano.
Atos oficiais marcam memória política de Tucano.
Comunidade de Tucano celebra emancipação.
Comunidade de Tucano celebra emancipação.

O aniversário pelos 176 anos de emancipação política de Tucano, celebrada nesta quinta-feira (21/03/2013) com o I Festival de Cultura do município, promoveu um dia especial à população e mostrou o potencial que os grupos culturais locais têm, literalmente, para animar a festa.

As festividades começaram logo cedo, ao amanhecer do dia, com a realização da alvorada, que circulou pelas ruas da cidade, embalada pelo som dos fogos. Na sequência, grupos de capoeira deram um tom e movimento especial à frente da sede da Prefeitura, onde o prefeito da cidade, Dr. Igor, o vice-prefeito, Ivan Júnior, secretários municipais, vereadores, atletas e moradores acompanhavam as apresentações.

Um dos momentos mais esperados, as bandeiras de Tucano, Brasil e Bahia foram hasteadas pelo vice-prefeito, prefeito e representante do Corpo de Bombeiros, respectivamente, ao som do Hino Nacional, entoado pela Orquestra Filarmônica 21 de Março, de Tucano. “Parabéns a todos os envolvidos na organização do evento, e com certeza 176 anos de história não poderiam passar em branco e todas estas atividades são importantes para lembrar esse momento”, disse o prefeito Dr. Igor durante o pronunciamento.

Atos oficiais marcam memória política de Tucano.
Atos oficiais marcam memória política de Tucano.

Após os atos oficiais, todos os participantes seguirem em desfile rumo à Praça da Matriz, onde houve o encontro com os estudantes do Instituto Social de Tucano (IST), que prestaram homenagem à cidade e ao centenário de Vinicius de Morais, com a encenação de diversos atos com os poemas do poeta.

Destaque também para a performance do prefeito, que aceitou o desafio da brigada do Corpo de Bombeiros e fez rapel em uma caixa d’água da cidade, símbolo histórico do município. Ao concluir a descida, Dr. Igor disse que toparia o desafio novamente. O rapel era uma das atividades esportivas que fizeram parte da programação do evento. No distrito de Caldas do Jorro e na sede de Tucano, equipes de futebol e vôlei disputaram torneios, com direito a premiações.

No início da noite, grupos culturais do município e bandas musicais animaram a praça para um público que permaneceu do início ao fim das apresentações.

Prefeito de Tucano incentiva prática esportiva.
Prefeito de Tucano incentiva prática esportiva.

Sobre Carlos Augusto 9706 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).