Representantes de quatro cidades do Recôncavo discutem com SEPLAN e SEDUR desenvolvimento da região

Representantes de quatro cidades do Recôncavo discutem com SEPLAN e SEDUR.
Representantes de quatro cidades do Recôncavo discutem com SEPLAN e SEDUR.
Representantes de quatro cidades do Recôncavo discutem com SEPLAN e SEDUR.
Representantes de quatro cidades do Recôncavo discutem com SEPLAN e SEDUR.

Efeitos da implantação da Ponte Salvador-Itaparica e do Estaleiro Enseada do Paraguaçu pautam reunião;  Para o deputado, “este é um ano de trabalho e é preciso projetos para desenvolver ações”.

Com a construção da Ponte Salvador-Itaparica, parte de um projeto de desenvolvimento socioeconômico, que é o Sistema Viário Oeste (SVO), e a implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, um marco para indústria naval e portuária, outro panorama será dado às demandas sociais, a exemplo de saúde, educação, mobilidade, habitação, abastecimento de água e luz, e resíduos sólidos, no Recôncavo baiano.

Planejamento 

Pensado em planejar ações para adequar-se à expansão regional a ser promovida através do SVO e do Estaleiro, o deputado estadual líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), intermediou reunião entre representantes das cidades de Nazaré, Jaguaripe, Muniz Ferreira e Salinas das Margaridas e os secretários Estaduais do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, e do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.

Na pauta da discussão na Seplan, a qualificação da mão-de-obra local para atuar na Indústria Naval; o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) desses municípios, que serão impactados diretamente com a implantação do Estaleiro na região; possibilidade de implantação de Núcleo da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em Nazaré para atender a microrregião; e a despoluição do Rio Jaguaripe, com a implementação dos sistemas de esgotamento sanitário daqueles  municípios.

Na secretaria de Planejamento, também esteve em pauta a implantação do Pólo Industrial do Recôncavo Baiano (PIRB) em área situada no município de Nazaré, na região rural do Caboto, às margens da rodovia de acesso ao Distrito de São Roque do Paraguaçu. A área tem cerca 8 milhões de metros quadrados e irá abrigar empresas atraídas pelo Estaleiro e outras demandas da construção naval.

A proposta do secretário Sérgio Gabrielli é a de que a equipe da Seplan responsável pelo diálogo direto com os representantes do Estaleiro Enseada do Paraguaçu se reúna com as prefeituras e seus respectivos secretários de planejamento a fim de discutir os impactos deste empreendimento à região e o que pode ser feito no sentido de responder às diversas situações que serão postas. O Estaleiro terá capacidade de processar 70 mil toneladas/ano de aço e entre as suas principais atribuição a produção de plataformas de petróleo, sondas de perfuração com alta tecnologia e embarcações militares.

O titular da Seplan também sugeriu uma reunião de trabalho com o técnicos desta Secretaria e representantes dos municípios a fim de elaborar um cronograma de trabalho.

Desenvolvimento Urbano 

Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a comitiva, acompanhada pelo deputado Zé Neto, dialogou com o secretário Cícero Monteiro e técnicos desta pasta, a respeito  do Sistema de Tratamento de Resíduos Sólidos além do PDDU das cidades de Nazaré, Jaguaripe, Muniz Ferreira e Salinas das Margaridas. Destas, apenas Nazaré possui Plano Direitor, entretanto o mesmo necessita de ajustes. Cícero Monteiro colocou os técnicos da Sedur à disposição para orientar a elaboração do Plano.

Eles também discutiram as Conferências das Cidades, cuja adesão será até o próximo dia 30; além do Consórcio Público do Recôncavo. O Consórcio Público tem sido considerado um importante instrumento de viabilização da gestão pública compartilhada entre distintos entes federativos.

Para o deputado Zé Neto, este instrumento é de fundamental importância para o Estado. “Boa parte dos municípios não tem condições de arcar com alguns serviços, compartilhar esta responsabilidade de maneira consorciada é a melhor saída para captar recursos e baratear o custo de ações”, apontou o parlamentar. Para ele, “este é um ano de trabalho e é preciso projetos para desenvolver ações”.

“Agradeço aos secretários e ao deputado Zé Neto pela disponibilidade, sinto nele a energia para resolver os problemas e buscar solução”, disse o secretário do Planejamento de Nazaré, Antônio Brito.

Como fruto destas reuniões, nos próximos dias, um encontro com técnicos da Seplan e da Sedur, prefeitos e membros das equipes das prefeituras da região será realizado na cidade de Salinas das Margaridas, com a presença do secretário Cícero Monteiro. O objetivo é avançar quanto aos temas discutidos nesta quarta-feira (06) além de reforçar o apoio governamental ao Recôncavo Baiano.

Presentes 

Além dos secretários Sérgio Gabrielli (Seplan) e Cícero Monteiro (Sedur) e do deputado Zé Neto, participaram das reuniões técnicos destas secretarias; os prefeitos Clóvis Penine (Muniz Ferreira) e Jorge Antonio Castellucci Ferreira (Salina das Margaridas); os vice-prefeitos Jandira Barbosa (Nazaré) e Hunaldo Simões Costa (Jaguaripe); a presidenta da Câmara Municipal de Nazaré, Anita Brito; o secretário Municipal de Planejamento de Nazaré, Antonio Brito; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nazaré, Florisvaldo Nery da Cruz; e o representante da EBDA .

Sobre Carlos Augusto 9463 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).