Coluna de Antônio José Larangeira de 04 de março de 2013

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Quer acabar mordomia

O vereador José Carneiro (PSL) está com vontade de acabar com certas mordomias na Câmara Municipal de Feira de Santana. Quer que seja cortado o ponto do edil que não vai às sessões. “Espero que haja uma mudança no regimento interno que corte o salário daqueles que não estão presentes na sessão, para evitar que isso aconteça”, sugeriu.

Dia da Mulher

Cerca de 40 arquitetas e decoradoras irão se reunir, no Dia Internacional da Mulher, próxima sexta-feira,8, para um brunch na sede da boutique de colchões Vivar Sleep Center, situada na Alameda das Espatódeas, na cap. De acordo com a proprietária da loja, Wilna Carneiro, a reunião tem o objetivo de aproximar essas profissionais dos produtos ofertados pela Vivar. Na ocasião, será sorteado, entre as convidadas, um dos exclusivos colchões vendidos pela boutique. O brunch será assinado pelo chef Gabriel Lobo, pupilo do renomado Edinho Engel. 

Formatura

Vera Rita Lins de Albuquerque Sento Sé se forma em Direito, pela faculdade 2 de Julho, em solenidade dia 9 de março, ás 18.30 horas, no Teatro Iemanjá no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Felicíssimas sua mãe Vera Sento Sé e sua tia e madrinha Solange Lins de Albuquerque.

Transporte de massa

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) continua orientando as empresas de transporte coletivo urbano para que melhorem as condições dos ônibus. Todos os veículos com idade superior a 10 anos estão sendo gradativamente retirados de circulação. A frota de ônibus do transporte coletivo urbano em Feira de Santana é composta por 219 veículos, dos quais 140 da viação Princesinha e 79 da viação 18 de Setembro. Aliás, o transporte de massa de Feira de Santana é um dos piores do país e tenho certeza que o prefeito Jose Ronaldo de Carvalho vai tomar providencias enérgicas. É preciso uma nova concorrência para que sejam habilitadas novas empresas especializadas em mobilidade urbana. A população feirense está cansada de sofrer. 

Dificuldades na Uefs

Nestes primeiros meses de 2013, a UEFS não tem conseguido regularizar débitos contraídos ao final do ano de 2012. O grande volume de recursos retidos pelo Tesouro Estadual (inclusive os relativos ao presente exercício) e as dificuldades operacionais do novo Sistema de Planejamento, Contabilidade e Finanças (FIPLAN) atingem os mais diversos serviços e projetos institucionais. Estão em atraso, por exemplo, pagamentos relativos a despesas com viagens, aquisição de material de consumo e bolsas institucionais (até mesmo as de estudantes em intercâmbio internacional). As contas mensais de concessionárias de água e esgotos, de telefonia e de energia elétrica estão sem pagamento. Os tributos municipais e federais não têm sido liquidados. E estão comprometidos os cronogramas de conclusão de obras de laboratórios e salas de aula, previstos para ocorrerem até o mês de janeiro, em decorrência da falta de pagamento dos serviços realizados até dezembro de 2012. É importante esclarecer-se que a UEFS encerrou o exercício financeiro de 2012 com Restos a Pagar (RP) da ordem de R$ 6,4 milhões, em razão de dificuldades do Estado na liberação de pagamentos, embora a Universidade tenha realizado, em tempo hábil, todos os procedimentos cabíveis, dentro dos limites de sua dotação orçamentária. Outros créditos relativos àquele ano (e que exercem impacto sobre o orçamento de 2013) foram registrados como Despesas de Exercícios Anteriores (DEA), no início de 2013, em montante estimado de R$ 2,5 milhões. A Reitoria da UEFS, considerando a gravidade da situação, tem envidados os esforços necessários à superação das barreiras e resolução do problema. Palavra do reitor da UEFS professor Jose Carlos
Barreto.

Por um fio

Lamentavelmente o Fluminense de Feira está a um fio para ser degolado no campeonato baiano de futebol, passando para segunda divisão, ao que parece pela primeira vez, não me lembro. É preciso que o Conselho Deliberativo do Fluminense se pronuncie quanta esta desastrosa administração que está jogando o tradicional Flu na lama do futebol baiano.

 Salve Naron

Na quinta-feira passada, 28, foi a data aniversária do diretor municipal de Turismo Naron Vasconcelos que festejou ao lado de sua esposa Sônia Novais Vasconcelos.

Hotel Ibis

Será dia 8 de abril, a data da solenidade de inauguração do Íbis Hotel Feira de Santana, do Grupo Accor, franqueado pelo empresário Orlando Braga, cujas instalações já estão concluídas junto ao Boulevard Shopping.

 Miss Feira

Acontecerá dia 6 de abril, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas, sob organização do colunista Ailton Pitombo, o certame Miss Feira 2013, que já conta com dezenas de candidatas inscritas. Promete um grande evento.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3308 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.