Promotora feirense Idelzuith Freitas é homenageada em sessão na ALBA por iniciativa da deputada Graça Pimenta

Idelzuith Freitas de Oliveira Nunes e Graça Pimenta. Promotora feirense é homenageada durante sessão na AL-BA.
Idelzuith Freitas de Oliveira Nunes e Graça Pimenta. Promotora feirense é homenageada durante sessão na AL-BA.
Idelzuith Freitas de Oliveira Nunes e Graça Pimenta. Promotora feirense é homenageada durante sessão na AL-BA.
Idelzuith Freitas de Oliveira Nunes e Graça Pimenta. Promotora feirense é homenageada durante sessão na AL-BA.

Cartazes e flores compuseram a decoração do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na manhã desta quinta-feira (21/03/2013), durante sessão especial realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 deste mês. O evento foi organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da qual a deputada estadual Graça Pimenta (PR) é vice-presidente.

Várias mulheres da sociedade baiana foram homenageadas durante a sessão especial, dentre elas a promotora feirense Idelzuith Freitas de Oliveira Nunes, escolha da parlamentar. “Estou muito feliz e emocionada em ver este plenário repleto de mulheres de grande valor. Acredito que a minha homenageada, a promotora da Infância e Juventude em Feira de Santana, Dra. Idelzuith Freitas de Oliveira Nunes, reúne uma série de atributos para receber esta singela homenagem. Nascida em Feira de Santana, ela é motivo de orgulho para toda a família e também para o município”, declarou Graça Pimenta em discurso.

De acordo com a parlamentar, o reconhecimento ao trabalho da promotora vai além do fato de ela ser uma excelente profissional. “Idelzuith é humana, trata a todos com dignidade. De modo determinado e sereno, ela luta pelos direitos das crianças e dos jovens aos quais se dedica. Quem está atento às notícias veiculadas na imprensa feirense e da região sabe do que estou falando. Nossa promotora tem uma competência inquestionável. Diante do exposto, quero lhe dizer, doutora Idelzuith, o quanto estou honrada em lhe conceder esta homenagem, pois a senhora é uma referência para as mulheres de Feira de Santana e do nosso Estado”, acrescentou.

A homenageada agradeceu as palavras da parlamentar. “Estou muito lisonjeada com esta homenagem. Agradeço imensamente à senhora, deputada Graça Pimenta, por reconhecer o meu trabalho e compartilho esta felicidade com todos os promotores e promotoras de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, com a comunidade de Feira de Santana, com a minha família e com todos os meus colegas de trabalho. Nós, mulheres, somos lindas na essência, fortes e sábias pela vontade do Criador”, declarou.

A sessão foi aberta com uma apresentação musical da cantora Tati Lima. Também compuseram a mesa a secretária de Política para Mulheres, representando o governador Jaques Wagner, Vera Lúcia Barbosa; a coordenadora do Centro Comunitário de Apoio à Mulher, Jaqueline Leite; a representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Isolda Dantas; a representante da Marcha Mundial de Mulheres, Liliane Oliveira, a representante do Corpo de Bombeiros, Ana Fausta de Araújo; a professora pós-doutora de Ciências Políticas da UFBA, Analice Costa; a coordenadora da bancada feminina da AL, deputada estadual Fátima Nunes (PT), e a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, deputada estadual Neusa Cadore (PT). Autoridades políticas de vários municípios baianos e representantes de entidades diversas também estiveram presentes.

História de vida da homenageada 

Idelzuith Freitas de Oliveira Nunes viveu sua infância e adolescência em Feira de Santana. Filha de Valdemar Moraes de Oliveira e Nailda Freitas de Oliveira, ela se mudou temporariamente para Salvador para cursar Direito. Os motivos determinantes que a levaram a escolher sua área de atuação profissional foram a paixão e afinidade com o Ministério Público e sua preocupação com o bem estar da sociedade. Esta etapa da vida acadêmica foi concluída em 1989.

A promotora ingressou no Ministério Público em 1993, atuando em diversas comarcas do interior baiano ao longo dos anos seguintes. Em 2000, ela assumiu a titularidade da Promotoria da Infância e Juventude em Feira de Santana e, em 2012, foi promovida para a entrância final, com a opção de permanecer na promotoria feirense. Idelzuith Freitas de Oliveira Nunes é casada com o engenheiro Carlos Humberto Rodrigues Nunes e mãe de Danilo Freitas de Oliveira Nunes e Carlos Humberto Rodrigues Nunes Júnior.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108757 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]