Porto Seguro: prefeita Cláudia Oliveira barra equipe de jornalistas

Prefeita Cláudia Oliveira barra equipe de jornalistas.
Prefeita Cláudia Oliveira barra equipe de jornalistas.
Prefeita Cláudia Oliveira barra equipe de jornalistas.
Prefeita Cláudia Oliveira barra equipe de jornalistas.

Com o título ‘Porto Seguro: Imprensa é barrada na Casa da Lenha’, a equipe de jornalismo Namidia enviou nota à redação do Jornal Grande Bahia, onde relata a atitude de desrespeito à Constituição Federal, e aos valores mais básicos da sociedade, entre eles, liberdade de acesso à informação, liberdade de expressão e comunicação, além da necessária publicização de atividades públicas.

A nota relata a atitude antidemocrática da prefeita de Porto Seguro, Claúdia Oliveira (PSD), que disse que caberia aos jornalistas apenas acesso ao texto produzido pela assessoria. O evento de caráter político não pode ser registrado. Vale uma visita ao Ministério Público Federal para protocolar ação contra a prefeita. Vale destacar que o evento contou com membros da comunidade.

Confira o teor da nota

Porto Seguro: Imprensa é barrada na Casa da Lenha

A assessoria da prefeita Cláudia Oliveira toma certas atitudes que mostra certo despreparo e cria um mal estar desnecessário na relação governo e imprensa.

Na tarde desta sexta-feira (01/03/2013), a prefeita Claudia participou de uma reunião para tratar de assuntos pertinentes a instalação da Universidade Federal em Porto Seguro, com o deputado Valmir Assunção, secretários municipais, prefeitos da região, representantes do MEC e da UFESBA.

O evento, “Encontro dos prefeitos da 8ª região” é de total interesse da população e matéria relevante para divulgação da imprensa. A equipe da Namidia (1 jornalista, 1 fotógrafo, 1 cinegrafista e 1 repórter) escalada para cobrir os eventos da prefeita nesta sexta, foi “barrada” na entrada da Casa da Lenha por um de seus secretários que alegou: “o evento é fechado, a imprensa não pode participar. A secretaria de comunicação, vai produzir o release (matéria) sobre o encontro e repassar para que vocês divulguem.”

Esse tipo de atitude fere a democracia e o direito a informação, além de ser uma forma arbitraria e desnecessária de “blindar” a prefeita Claudia do contato com a imprensa. Atitude que a própria prefeita, tenho certeza ser contraria. A imprensa tem sido parceira da prefeita Claudia e não pode ser excluída das discursões de interesse publico.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9375 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).