Nosso Estado Laico está em risco | Por Marcelo Vinicius

Um fato é que além do Pastor Marco Feliciano ser eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos, bancadas evangélicas crescem nas câmaras de vereadores de capitais. Cresce o número de evangélicos sem ligação com igrejas também. Desde de 2010, levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) identificou um provável crescimento das bancadas de empresários, sindicalistas e EVANGÉLICOS na próxima legislatura da Câmara. E mais: o PSD – novo partido político – prioriza políticos evangélicos.

Ou seja, o Estado, disfarçadamente, está saindo do Estado Laico. A cada dia que passa, o senado, as câmeras têm mais políticos evangélicos que qualquer outro. Há sim um crescimento e uma dominação, e uma nova forma de fazer “inquisição” pós-moderna vem surgindo sutilmente. Uma nova idade média.

E antes que falem que estou sendo pre-conceituoso com os evangélicos, poderiam se informar sobre esses dados: temos exceção, mas, normalmente trabalhamos com a regra e assim a notícia é: “Dados do Transparência Brasil indicam que da bancada evangélica, todos os deputados que a compõe respondem processos judiciais”

1) Da bancada evangélica, todos os deputados que a compõe respondem processos judiciais;

2) 95% da referida bancada estão entre os mais faltosos;

3) 87% da referida bancada estão entre os mais inexpressivos do DIAP;

4) Na última década não houve um só projeto de expressão, ou capaz de mudar a realidade do país, encabeçado por um parlamentar evangélico.

Como se não bastasse a realização de cultos em dependências de órgãos públicos como a Presidência da República e Senado Federal, Parque Gospel no Acre, obrigatoriedade de bíblias em bibliotecas públicas, ameaças ao Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação para que esta voltasse a transmitir programas religiosos na TV pública, e a concessão de passaportes diplomáticos a pastores evangélicos (Edir Macedo e R. R. Soares), a Bancada Teocrata lança uma nova ameaça ao nosso (frágil) Estado Laico: Em outubro no ano de 2012, o deputado federal João Campos (PSDB – GO) apresentou à Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acrescentar associações religiosas com capacidade pra propor ações de constitucionalidade e inconstitucionalidade no STF. É uma ação aparentemente simples, porém esconde uma verdadeira agressão ao Estado Laico e aos direitos civis de minorias… Fonte: http://www.eleicoeshoje.com.br/estado-laico-pec-99-11/#axzz2L6iHIeZi

Só mais um fato: Projeto no Congresso Nacional quer dar liberdade para Igrejas falarem mal de gays em cultos:http://acapa.virgula.uol.com.br/politica/projeto-no-congresso-nacional-quer-dar-liberdade-para-igrejas-falarem-mal-de-gays-em-cultos/2/14/21453

Isso sem contar com o pastor Silas Malafaia que apoia Marina Silva para presidente, a qual afirmou que em relação ao casamento gay, a senadora disse que considera o casamento “um sacramento”, e que aceitá-lo para os homossexuais iria contra suas convicções religiosas. Ela ressaltou, contudo, que é a favor de reconhecer alguns benefícios de pessoas casadas para gays que vivem juntos. Fonte: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/07/marina-silva-diz-que-nao-muda-de-discurso-conforme-o-publico.html

Enfim, não precisamos soltar notícias da UOL, G1, do Senado, do SUL21, TV e jornais… Basta entrar no site do próprio governo e olhar os projetos de políticos evangélicos e entenderemos o caso. Pode existir evangélicos-político consciente? Sim, pode, como pode tudo nessa vida, mas trabalhamos com a regra e não com a exceção e é a regra que faz valer leis em parlamentos, congressos… Pois tudo lá é através do voto. Perigo está aí para o nosso Estado Laico. Só é uma questão de bom senso para se perceber isso. Não choremos o leite derramado, depois!

Depois disso tudo, depois dos casos de homofobias e racismos também, que tanto soubemos, o que me resta pensar é se vamos esperar mesmo a coisa piorar. Pensem nisso: contra uma nova idade média seria necessário um neo-iluminismo?

*Por Marcelo Vinicius

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]