Mutirão de solidariedade traz melhorias para a Vila São Francisco, em Feira de Santana, em parceria com a comunidade

Moradores, pais, equipe Damha reunidos em frente a Igreja.
Moradores, pais, equipe Damha reunidos em frente a Igreja.

Neste final de semana, nos dias 9 e 10 de março de 2013, a emoção tomou conta dos moradores da Vila São Francisco, Feira de Santana, onde aconteceu o projeto de revitalização urbana organizado pela Associação Bairro Sustentável, criada pela Damha Urbanizadora.

Um mutirão de solidariedade foi organizado durante os dois dias, para realizar a restauração do piso da praça da comunidade, seguida pela estruturação e pintura da escola local – fundada em 1976 e atualmente com 50 alunos – e construção de um muro de separação entre a Vila e a rodovia, aumentando significativamente a segurança dos moradores. Homens e mulheres, jovens e adultos tiveram participação ativa, no sentido de promover o melhor para a comunidade.

Letícia Ferreira Santos, presidente da Associação Comunitária de São Francisco de Assis, resume o sentimento de todos os participantes: “Estou sem palavras para dizer o que estou sentindo em ver todos trabalhando para nossa comunidade”. “A ação da Damha é de grande importância, pois mostra sua preocupação com o bem estar de seus vizinhos”, comenta Adauto Sampaio, 42, casado, que foi alfabetizado na escola, e hoje faz o 5º semestre em Direito e trabalha da Prefeitura de Feira de Santana.

O mutirão na Vila São Francisco não só mudou o piso das salas, mas também permitiu a colocação de gradis na igreja, além da pintura nova na escola, que também irá acontecer. Foi muito além. “A ação mostrou o que uma comunidade unida é capaz de fazer, com o apoio de uma empresa que se preocupa com o bem estar da comunidade, como a Damha faz por meio da Associação Bairro Sustentável. É um exemplo de como se pode mudar o futuro”, analisa Fernanda Toledo, presidente da ABS.

“É uma emoção muito grande ver que a nossa igreja, que fizemos por mutirão, também está toda cercada. Parece um sonho, olho e nem acredito. Nunca vou esquecer o que estão fazendo por todos nós”, descreve a professora Azeni Oliveira de Jesus, a primeira da escola.

“Quando cheguei à escola, há 21 anos, não tinha nem sala, os espaços eram divididos por compensado. Hoje, ela tem uma sede onde os alunos não têm conforto, com apenas duas salas quentes e cadeiras velhas. Quando soube que iria mesmo acontecer o mutirão, fiz um recadinho para que os pais dos alunos pudessem ajudar e 70% deles compareceram e fizeram sua parte”, finaliza emocionada a professora Roselita Carvalho, conhecida como pró-Rose.

Sobre a Associação Bairro Sustentável

Criada pela Damha em 2011, a Associação Bairro Sustentável promove o desenvolvimento conjunto, que por meio do apoio às iniciativas sociais, a requalificação urbana e a valorização social do indivíduo, melhora a autoestima e a qualidade de vida de todos os cidadãos. O trabalho é realizado com as comunidades, entendendo as suas principais deficiências e potenciais e de que forma a empresa pode, como parceira, atuar para transformar o futuro. Suas ações já estão presentes em outras cinco cidades – Campo Grande (MS), Araraquara (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP) e Porto Alegre (RS) – e devem se ampliar para outras localidades onde a Damha possui empreendimentos.

Sobre a Damha Urbanizadora 

A Damha Urbanizadora é uma empresa parte do Grupo Encalso Damha, conglomerado empresarial fundado em 1964, que atua nos seguintes segmentos: Engenharia Civil, Agronegócios, Shopping Center, Concessão de Rodovias, Energia e Empreendimentos Imobiliários.

Presente no cenário nacional desde 1979, a Damha desenvolve e executa loteamentos fechados e condomínios residenciais, reconhecidos pela alta qualidade urbanística e construtiva. Em seus projetos, aplica o que há de melhor em conceito de urbanismo no País e infraestrutura qualificada, em perfeita harmonia com o meio ambiente. Ao projetar empreendimentos que integram padrão diferenciado de moradia, lazer e segurança, a Damha transforma o cotidiano dos moradores e das cidades em que se insere.

A Damha Urbanizadora conta atualmente com 46 empreendimentos e mais de 17 mil unidades comercializadas e está presente em 14 Estados brasileiros, sendo que em seis deles – São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Goiás – com empreendimentos já implantados. Em 2012, obteve crescimento de 67%, alcançando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 585 milhões. O land bank total é de aproximadamente 100 milhões de m2.

Sobre Carlos Augusto 9462 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).