Coluna de Antônio José Larangeira de 28 de março de 2013

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Há mais de um século

Três instituições de Feira de Santana com mais de 100 anos foram criadas em 25 de março: Hospital da Santa Casa de Misericórdia, Sociedade Filarmônica 25 de Março e Asilo Nossa Senhora de Lourdes. Inaugurado em 1865, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, no começo Santa Casa Imperial Asilo dos Enfermos, depois Hospital Dom Pedro de Alcântara, na antiga praça da Misericórdia, hoje localizada.Quase sesquicentenária.

A 25 de Março foi criada três anos depois, em 1868, há 145 anos. Sua sede, na rua Conselheiro Franco, foi palco de grandes eventos sociais, incluindo bailes de Micareta. O Asilo Nossa Senhora de Lourdes foi criado em 1879. É considerado como uma das grandes obras deixadas pelo padre Ovídio de São Boaventura há 134 anos.

Jornada Pedagógica

A DIREC 02 convida os professores, coordenadores e gestores da rede estadual para participarem da Jornada Pedagógica 2013 que acontecerá de 1º. À 2 de abril próximo. A Jornada Pedagógica 2013 constitui-se em um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, que busca consolidar o planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão de dados diagnósticos sistematizados, da tomada de decisão e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste ano, a Jornada Pedagógica pautará a Articulação dos Projetos Estruturantes no Planejamento, na perspectiva de potencializar as aprendizagens, logo, garantir aos nossos estudantes o Direito de Aprender. À frente a diretora da Direc Nivea Maria Oliveira.

Visita

Na manhã de segunda-feira ultima, os deputados da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia – acompanhados pelo líder de governo na Casa, Zé Neto (PT) – visitaram o secretário Estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, para discutir temas referentes à pasta. Para o líder do governo, o diálogo entre o Governo e parlamento representa o processo democrático pelo qual tem passado Estado. “Entendemos que nosso papel é construir e não atingir. Este processo de diálogo é uma conquista do povo baiano, com um governo muito mais aberto e democrático, encarando as dificuldades e buscando responder à sociedade”, lembrou Zé Neto ao agradecer ao secretário pela disponibilidade. Ficou definido que haverá outra reunião, no dia 16 de abril, com os deputados e o secretário Maurício Barbosa, para debater o tema. De acordo com titular da SSP, esta dever ser uma reunião de esclarecimentos, além de apresentação do balanço da Secretaria nos anos de 2011 e 2012, apresentação do Plano Estadual de Segurança Pública (Planesp), apresentação de projetos e projeções para 2013, além de tomar nota das contribuições do legislativo.

Data

Eduarda Bonfim completou os seus 8 anos, com uma animada organizada por sua avó Perpetua Bonfim, domingo, festa do seu bonito apê com buffet elogiadissimo de Viviane Rios. Presentes amigos e familiares, seus pais Manoela e Fábio Moreira de Sousa.

Pascoa rotaria

Durante almoço do Rotary Clube de Feira de Santana, sob a égide da presidente Marcia Viilar, Jolival Soares fez palestra apresentando Memorial de Pascoa num restaurante da cidade.  Jolival é uma das figuras mais respeitadas da cidade pelas suas orações repletas do melhor conteúdo do respeito e amor ao próximo.

 

Sobre Antonio José Larangeira 3098 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]