Governo Rousseff libera acesso à Ilha do Fogo na Bahia

Ilha do Fogo entre Petrolina e Juazeiro.
Ilha do Fogo entre Petrolina e Juazeiro.

Na terça-feira (05/03/2013), o Ministério da Defesa liberou o acesso à Ilha do Fogo, no Rio São Francisco, no norte da Bahia, entre as cidades de Juazeiro e Petrolina. O local tinha sido ocupado pelo Exército Brasileiro para treinamento. Agora, as comunidades de Juazeiro e região voltam a utilizá-la em atividades de lazer e entretenimento.  Em dezembro de 2012, o deputado estadual Marcelino Galo participou de reunião com os trabalhadores e trabalhadoras da pesca e frequentadores da Ilha do Fogo para encaminhar formalmente um protesto contra a interdição.

De acordo com membros do Coletivo de Luta pela Ilha do Fogo, o local nunca foi perigoso como pregava o Exército. “Se fosse assim teríamos altos índices de violência, que geralmente está associada ao consumo de drogas, prostituição e tráfico. Entretanto, não há registro policial nos últimos 36 meses, o que não justifica a invasão do Exército”, declara Marcelino Galo.

Ainda segundo o parlamentar, agora é preciso estudar a construção do Museu do Ribeirinho, para a população ter referência cultural e turística da região. Já existem estudos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para isso. “Sem contar que o local deve voltar a ser utilizado pelos pescadores para beneficiamento do pescado”, completa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111236 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]