Feira de Santana poderá fazer transplante de rim em breve, anuncia deputada Graça Pimenta

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

Os hospitais Emec e Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, estão em fase de credenciamento para a realização de transplantes de rins. A informação foi passada pelo coordenador da Central de Transplantes da Bahia, Eraldo Moura, durante audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira (12/03/2013) em virtude do Dia Mundial do Rim, celebrado na quarta-feira (13/03/2013).

Durante o encontro, os pacientes renais citaram problemas como a falta de medicamentos e a discriminação enfrentada nas clínicas. Para a deputada estadual e vice-presidente do colegiado, Graça Pimenta (PR), “quando os municípios possuem a gestão plena da saúde cabe a eles fiscalizarem os prestadores de serviços. Mas o estado também precisa intervir. Os problemas trazidos pelos pacientes precisam ser verificados”.

Conforme a presidente da Associação dos Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-Bahia), Márcia Chaves, as clínicas não estão inscrevendo os pacientes nas filas de transplantes. “Os pacientes renais crônicos não estão sendo bem tratados pelos prestadores de serviços. As clínicas não informam ao paciente que eles têm o direito de se inscrever na fila de transplante. É preciso respeito”, frisa.

O superintendente da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Alfredo Boa Sorte, afirma que as denúncias devem ser feitas por meio da ouvidoria. “O estado pode fiscalizar os serviços. Para que isso ocorra, precisamos que as denúncias cheguem por meio da nossa ouvidoria através do 0800 284 0011. Os problemas apresentados devem gerar medidas para resolvê-los”, pontua.

Segundo dados apresentados no encontro, a Bahia possui 120 médicos nefrologistas e 32 clínicas de hemodiálise que atendem pelo Sus. O estado realizou 119 transplantes de rins em 2012, sendo que 99 foram realizados em Salvador e 20 em Itabuna. Cerca de 1.600 pacientes estão na fila de transplante de rins.

Também participaram da reunião a coordenadora da Comissão de Nefrologia do Estado, Danuza Pamplona, e o presidente da Reanal Bahia, José Vasconcelos de Freitas. Nesta quarta-feira (13) a Comissão de Saúde vai se reunir em Feira de Santana para debater a publicização do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O encontro vai ser realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) às 9 horas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113855 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]