Em Feira de Santana, Líder do governo Wagner participa de debate promovido pelo Pensar Feira e defende mudança no modelo de gestão do HGCA

Zé Neto fala sobre a mudança no modelo de gestão do HGCA em evento promovido pelo IPF.
Zé Neto fala sobre a mudança no modelo de gestão do HGCA em evento promovido pelo IPF.
Zé Neto fala sobre a mudança no modelo de gestão do HGCA em evento promovido pelo IPF.
Zé Neto fala sobre a mudança no modelo de gestão do HGCA em evento promovido pelo IPF.

Para contribuir com a discussão em torno da proposta de mudança do modelo de gestão do Hospital Geral Clériston Andrade, o Instituto Pensar Feira (IPF) promoveu um encontro na tarde desta sexta-feira (08/03/2013) no Edifício Mutiplace, em Feira de Santana.

O presidente do instituto, Edson Piaggio, abriu o evento declarando que o principal objetivo é gerar um debate sobre o projeto do governo, eximindo qualquer posição partidária. “Qualquer que seja a conseqüência provocada na saúde da região, cabe ao Instituto promover debates que sanem as dúvidas, honrando os princípios regimentais”, disse.

O deputado estadual e líder do governo da Assembléia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), reafirmando o seu compromisso com a região, participou do debate evidenciando que a contratação de uma Organização Social (OS) modernizará o serviço público com o objetivo de que a população seja bem atendida.

Zé Neto citou situações que estão dando certo, como o Hospital do Subúrbio, em Salvador, que funciona por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), e o Hospital de Santo Antônio de Jesus e o de Juazeiro que seguem o modelo a ser implantado no HGCA, gerido por Organização Social. “Todas essas unidades atendem com excelência. O hospital do Subúrbio foi considerado pelo presidente do Banco Mundial um exemplo para o Brasil. Declaração feita em uma visita às instalações na última segunda-feira”, disse.

 “O HGCA, é um órgão vital”, assim o funcionário do hospital desde 1989 e colunista do jornal Tribuna Feirense, César Oliveira, definiu o Clériston Andrade. O colunista salientou que não é contra a publicização. “Sou a favor da participação da iniciativa privada, mas não poderíamos aceitar a publicização sem os debates. A população tem que participar, pois tem papel fundamental nesse processo” declarou.

De acordo com o deputado “Não haverá redução de atendimentos, os servidores serão mantidos, não haverá impedimento dos estágios promovidos pela universidade e pelas faculdades do município. É preciso colocar o pé no chão e entender que a nova modelagem objetiva uma melhor qualidade do serviço de saúde oferecido pela unidade”.

 “O Clériston Andrade tem um excelente centro cirúrgico, uma UTI muito boa, uma turma de residentes que trabalham bem. Tem que melhorar os serviços no entorno da unidade, ou nada vai mudar”, apontou o médico Luciano Vital.

O diretor-superintendente do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB), Claudenir Moreira Machado, disse que “educação e saúde se não forem bem cuidadas matam na mesma proporção” citando o educador e escritor brasileiro Anísio Teixeira.

“As organizações sociais são um modelo de organização pública, por isso não podemos chamar o processo de privatização. O que ficou claro nesse debate é que o Clériston precisa de mudança. A mudança que aconteceu com o CETEB tem como resultado o atendimento de mais de 5 mil alunos”, exemplificou Claudenir, ao declarar que a gestão por meio de OS proporciona qualidade nos serviços prestados.

O presidente do instituto, Edson Piaggio, considerou o encontro bastante produtivo. “Foi muito bom, pois esclarecemos algumas dúvidas com relação ao novo modelo a ser implantado”, afirmou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110926 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]randebahia.com.br.