Deputado Sandro Régis denúncia dispensa de licitação da BAHIAFARMA

Deputado Sandro Régis e o famoso "lorotil". Críticas ao Governo da Bahia.
Deputado Sandro Régis e o famoso "lorotil". Críticas ao Governo da Bahia.
Deputado Sandro Régis e o famoso "lorotil". Críticas ao Governo da Bahia.
Deputado Sandro Régis e o famoso “lorotil”. Críticas ao Governo da Bahia.

Na sessão desta quarta-feira (20/03/2013) na Assembleia Legislativa, o 2º vice-presidente da Casa, deputado Sandro Régis, denunciou a publicação de uma dispensa de licitação no valor superior a 10 milhões de reais para os “serviços de adaptação da fabrica de medicamentos da Bahiafarma”. De acordo com o deputado, tal solicitação utilizou como base uma lei que autoriza a dispensa em casos de “transferência de tecnologia de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, que inclui apenas medicamentos e equipamentos de saúde.

“Eles brincam com a inteligência do povo baiano. Aqui está a dispensa para terceirização de produção de medicamento hemoderivados por uma empresa que já foi contratada pelo governo federal para construção. Estão tentando burlar a lei para dispensar licitação superior a 10 milhões de reais para construir a Bahiafarma, através de uma empresa de São José dos Campos que, de acordo com o cadastro do CNPJ e conforme pesquisa no Transparência Bahia, nunca prestou serviços ao Estado”, criticou o parlamentar.

A reabertura da BAHIAFARMA é uma promessa do governador Jaques Wagner desde a sua primeira gestão. Em 2009, o governo registrou a finalização da planta, entretanto a unidade de Vitória da Conquista não registrava qualquer atividade. Em 2010, o governador anunciou a assinatura do estatuto da fundação, que mais uma vez não se concretizou.

No ano seguinte, divulgou a recriação da BAHIAFARMA em reunião com o então ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em 2012, o governo baiano ainda tratava a produção de medicamentos como algo a ser iniciado, e mesmo assim através de contratos com laboratórios privados e outros estatais. “O único medicamento produzido pela BAHIAFARMA é o lorotil, que tem como substância o Embromato de Todosnós”, ironizou o deputado.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108849 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]