Denny Fingergut entrevista Mãe Carmem do Gantuá

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Juarez Duarte Bomfim
Juarez Duarte Bomfim

Carmem da Conceição Nazaré de Oliveira, a Mãe Carmem do Gantuá ou Mãe Carmem de Oxaguiã é a Iyalorixá do Candomblé, do Terreiro do Gantuá, em Salvador da Bahia.

É a filha mais nova de Mãe Menininha do Gantuá e a irmã caçula de Mãe Cleusa Millet, a quem substituiu no comando do Gantuá, após o seu falecimento.

Mãe Carmem foi iniciada no Candomblé para Oxaguiã, seu orixá de cabeça, quando ainda era criança e desde então, não parou mais de se aprofundar nos estudos religiosos e fazer suas obrigações espirituais.

Sempre ao lado suas duas filhas, Ângela de Oxum e Neli de Oxóssi, cuida com zelo e muito amor desta Casa de Luz que é o Terreiro de Mãe Menininha — sua mãe e mãe de nós todos.

Nessa entrevista a Denny Fingergut, no Perfil e Opinião da TV Educadora da Bahia, Mãe Carmem discorre com sabedoria sobre muitos assuntos relacionados ao povo de santo.

Instigada pela inteligente e encantadora jornalista, Mãe Carmem conta casos da época de ouro daquele Ilê, quando Mãe Menininha estava entre nós. Conta a trajetória desta Casa de Santo, que começa a mais de dois séculos no Terreiro da Barroquinha, casa-tronco de onde saiu os três mais tradicionais candomblés da Bahia (Axé Opó Afonjá, Casa Branca e o Gantuá).

Mãe Carmem lembra da época da perseguição aos terreiros pela polícia de costumes, e fala da importância da tolerância religiosa e de se cultivar a paz.

Este modesto escrevinhador teve a honra de ser citado durante a entrevista pela brilhante jornalista Denny Fingergut, se referindo a artigo aqui publicado “Menininha do Gantuá, Mãe do Brasil” (link a seguir). Muito grato pela lembrança e carinho, querida Amiga Denny.

Não deixem de assistir o programa, já disponibilizado no site da TVE da Bahia.

Denny Fingergut entrevista Mãe Carmem do Gantuá

Menininha do Gantuá, Mãe do Brasil

 

Sobre Juarez Duarte Bomfim 745 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]