Os projetos estruturantes de mobilidade urbana, propostos pelo Governo do Estado, para a cidade de Salvador foram apresentados, nesta quinta-feira (21/03/2013), pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, em audiência pública da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Salvador.
A mesa foi coordenada pelo presidente da Casa, Paulo Câmara, e contou com a presença e explanação do secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, do deputado estadual Uziel Bueno, e dos vereadores Luís Carlos Suica (presidente da Comissão de Planejamento Urbano) e Euvaldo Jorge (presidente da Comissão de Transportes).
O projeto estadual para o sistema metroviário, que encontra-se sob responsabilidade da prefeitura de Salvador, abriu a pauta da sessão. O secretário Rui Costa explicou aos vereadores e aos participantes da audiência que a proposta do governo baiano contempla a finalização da Linha 1, a implantação da Linha 2 e a criação de linhas alimentadoras de ônibus exclusivas para o metrô, facilitando o acesso dos passageiros às estações do sistema.
“A população de Salvador precisa de um transporte de massa de qualidade, o Governo do Estado entende que o metrô responderá a demandas dessa população. Por isso, quer recepcioná-lo e proporcionar aos passageiros meios de acesso às estações”, disse Costa.
O secretário explicou ainda que Salvador tem uma topografia acidentada, em que o traçado do metrô percorre as avenidas de vale, e que uma parcela significativa da população reside nas partes mais altas, sendo necessário um sistema de acesso às estações nos fluxos “residência/metrô” e “metrô/local de trabalho ou estudo”.
A proposta do Estado é que os passageiros acessem o transporte alimentador de maneira gratuita dentro de um raio de cinco quilômetros. Ou seja, o passageiro pagará a passagem do metrô e terá acesso aos ônibus alimentadores e o Estado entra com subsídio. “O valor da passagem paga pelo usuário não cobre todo o custo, isso é próprio do sistema de metrô em qualquer lugar do mundo, porque não existe metrô sem subsídio. O posicionamento do Governo da Bahia é ter entendimento com o município de Salvador para viabilizar o sistema metroviário na capital baiana”, disse Rui.
Corredores viários – Ainda tratando sobre mobilidade, o representante do governo estadual expôs outras medidas a serem realizadas em Salvador: os chamados corredores transversais alimentadores para o metrô. Sendo divididos em corredor 1 e corredor 2. O corredor transversal 1 é composto pela duplicação das avenidas Pinto de Aguiar (em processo licitatório), Gal Costa e da construção da ligação Lobato-Pirajá. O corredor 2 será compreendido pela construção da Avenida 29 de Março e da duplicação da Avenida Orlando Gomes. Ações apresentada pelo Estado ao governo federal, que terão investimentos de cerca de R$ 900 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grande Cidades.
Secretário municipal reitera posição do prefeito de entendimento sobre metrô
O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, reiterou a determinação do prefeito ACM Neto de manter o entendimento com o governo do estado para a transferência do metrô e dos trens do Subúrbio, durante audiência pública, nesta quinta-feira (21), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
Aleluia também voltou a reforçar o compromisso da Prefeitura de Salvador de que o acordo a ser fechado não poderá onerar a população com qualquer aumento da passagem de ônibus. “As viagens de metrô só vão atender 30% da demanda de passageiros da cidade. E mesmo assim 90% delas vão advir dos ônibus, que ainda continuarão transportando sozinhos 70% de todos os usuários. Essa grande maioria da população não pode ser prejudicada”.
O secretário municipal observou que o impasse da negociação entre Prefeitura e estado, no momento, se dá na discussão da tarifa. “Mas entendemos que tanto o prefeito ACM Neto quanto o governador Jaques Wagner não estão inflexíveis e o objetivo comum é o entendimento”.
O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, ao responder a um cidadão da plateia, concordou com Aleluia quando afirmou que não há inflexibilidade quanto às propostas do estado, de R$ 0,95, e da Prefeitura, de R$ 1,40, para a remuneração dos ônibus que servirão o metrô. “Estamos dispostos a continuar conversando”, disse.
Metrô de Salvador: Deputado Uziel Bueno participa da audiência pública
O deputado estadual, Uziel Bueno (PTN), também presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da AL, participou da audiência pública que tratou da polêmica do metrô, na manhã desta quinta-feira, no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores. Os secretários da Casa Civil, Rui Costa (PT), e de Transporte e Urbanismo do Município, José Carlos Aleluia (DEM), também integraram a discussão que abordou a mobilidade urbana em Salvador.
Para o deputado a audiência foi válida, no entanto, não foi possível notar consenso entre o representante do governo e do município. Segundo o deputado, os baianos aguardam a resolução desse problema há 13 anos. “A minha expectativa como cidadão baiano e representante parlamentar do Estado é que as autoridades ajam com mais brevidade quanto ao assunto. Após tantos anos de espera a população não pode ser penalizada com tarifas absurdas ou continuar sofrendo com os problemas crônicos do trânsito na cidade de Salvador”, disse Bueno.
O deputado frisou ainda que espera que os representantes políticos envolvidos na questão priorizem a população e deixem suas questões pessoais para outro momento. “O metrô não deve ser trampolim para as eleições de 2014”, finalizou.
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