Contribuintes ainda podem pagar IPVA com 5% de desconto

IPVA-BA 2013

IPVA-BA 2013Os contribuintes que não efetuaram o pagamento antecipado e em cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 10%, ainda podem aproveitar o desconto de 5%. Para isso, basta observar o calendário de pagamento do IPVA 2013 e verificar o dia e o mês do vencimento de cada placa. Para os carros com final de placa um e dois, o prazo termina em 18 e 19 de março; já os veículos com final de placa três e quatro, o prazo termina em 22 e 23 de abril; até os dias 20 e 21 de maio os proprietários de veículos com placa de final cinco e seis podem pagar o imposto com desconto; para os carros com final sete e oito o limite é 17 e 18 de junho e as datas de vencimento para os carros de placa 9 e 0 são 22 e 23 de julho.

Confira no site www.sefaz.ba.gov.br o valor e outras informações sobre o IPVA, que também podem ser obtidas através do Call Center da Secretaria da Fazenda do Estado, pelo 0800 071 0071. O imposto pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou Bradesco, bastando apresentar o número do Renavam.

Existe ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes sendo que a data de vencimento da primeira cota é a mesma do pagamento com desconto. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da 3ª parcela e os débitos anteriores do IPVA também podem ser parcelados em três vezes juntamente com o IPVA 2013. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da 1ª cota deixa de ter também o direito ao parcelamento em três vezes.

Caso o contribuinte prefira pagar em cota única, sem desconto, o dia do vencimento é 20/05 para final de placa um; 21/05 para final de placa dois; 20/06 final de placa três; 21/06 para final de placa quatro; 22/07 para placa cinco; 23/07 final de placa seis; 19/08 para placa sete; 20/08 com final de placa oito; 23/09 veículos de placa final nove e em 24/09 termina o prazo para a placa zero.

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado e o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo foi emplacado. A frota total da Bahia é de mais de 2,7 milhões de veículos, sendo que 2,3 milhões pertencem à frota tributável, ou seja, veículos que pagam o IPVA. Em 2012 a arrecadação do imposto chegou a R$ 768 milhões contra R$ 639,8 milhões em 2011.

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.