Conselho registrou 59 casos de violência contra idoso em Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Vista aérea de Feira de Santana.
Vista aérea de Feira de Santana.
Vista aérea de Feira de Santana.
Vista aérea de Feira de Santana.

Desde o início do ano de 2013, 59 ocorrências de violência contra o idoso já foram registradas em Feira de Santana, sendo a maioria dos casos envolvendo membros da própria família das vítimas.

Os números de 2012 também chamam a atenção. Foram 271 casos, segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Feira de Santana, Cacilda Miranda da Silva. “Dentre essas ocorrências, estão os casos de abuso físico e financeiro, abandono, maus tratos, entre outros”, explica Cacilda.

Na noite de ontem (20/0/2013), mais um episódio de violência aconteceu em Feira, tendo como vítima a aposentada Esteva dos Santos Queiroz Rosa, de 63 anos, que foi agredida pelo próprio filho no bairro Parque Tamandarí, região do Tomba.

Com várias escoriações pelo corpo, a idosa foi levada para a emergência do Hospital Geral Clériston Andrade, onde ficou em observação depois de ser medicada.

Segundo Cacilda da Silva, as agressões que acontecem no meio familiar representam a maioria dos casos de violência contra os idosos – cerca de 90%. “As agressões ocorrem dentro de casa, onde o idoso deveria estar mais protegido”, disse a conselheira.

Dados do Conselho do Idoso também apontam o bairro Queimadinha como a localidade onde mais aconteceram as agressões no ano passado (13 casos), seguido do Tomba (12) e dos bairros Sobradinho, Feira 10 e Campo Limpo (10 casos em cada).

Guarda Municipal de Feira comemora 120 anos

Criada através de Decreto em 25 de março de 1893, a Guarda Civil Municipal de Feira de Santana, comemora 120 anos de serviços prestados, como força de segurança municipal, com responsabilidade de garantir seguridade aos bens patrimoniais do município e a realização de atividades preventivas de proteção para a comunidade.

Nesta quinta-feira (21/03/2013), uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Feira, acompanhada pelo presidente da Casa, Justiano França (DEM), destacou a atuação da centenária Guarda. O presidente da Associação de Guardas Municipais, Jomar Homero, disse que a corporação avançou nos últimos anos para melhorar o atendimento a sociedade.

“Vamos continuar buscando mais. É uma necessidade que a cada dia possamos proporcionar o melhor atendimento aos munícipes. A sociedade hoje vê a Guarda Municipal atuando de forma mais próxima”, observou o GM, que atua há quatro anos na corporação.

Segundo Homero, o efetivo da Guarda Municipal continua aquém da necessidade, cm um quadro aproximado de 170 prepostos. O associado salientou que é preciso ampliar este número. “Precisamos de concurso e espero que o executivo, em curto prazo, possa realizar novas seleções”, opinou o Guarda Municipal.

O presidente da associação defendeu o uso de armas pela corporação. “A Guarda Municipal foi armada durante sua trajetória, como vimos na sessão. Concordo que deve continuar assim”.

Além do Grupamento de Rondas e Policiamento Especializado (GRPE), os GMs estão espalhados em todas as unidades administrativas do município, assim como escolas e prédios públicos municipais.

Loja e caminhão com gás são roubados em Conceição do Jacuípe

Uma Loja e um caminhão com gás foram roubados em Berimbau na tarde de quarta-feira (20/03/2013) no centro de Conceição do Jacuípe (Berimbau), o motorista do caminhão foi feito refém.

O fato aconteceu quando três homens armados entraram no estabelecimento comercial, Sergio Gás (Nacionalgás), renderam uma funcionaria da loja, levaram 02 celulares e uma quantia em dinheiro.

Os bandidos estavam em um carro Cross Fox prata, de placa 4030 de Feira de Santana.

No roubo, os bandidos levaram um caminhão de placa HXG-3031, Feira de Santana, carregado de botijões de gás e o motorista como refém. O motorista foi deixado pouco tempo depois na BR-101 sentido Alagoinhas.

Milena Calmon assume a 1ª Delegacia

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (21/03/2013), a nomeação da delegada Milena Lima Calmon de Siqueira, para o cargo de titular da 1ª Delegacia de Polícia de Feira de Santana. Na mesma publicação, a SSP, tornou sem efeito a nomeação de Milena para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

A delegada atuava recentemente na Delegacia de Homicídios (DH), hoje comandada pelo delegado Geuvan França Passos.

Lei do silêncio: Secretaria de Meio Ambiente vai intensificar fiscalização

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais vai intensificar as blitze visando o combate à poluição sonora e a fiscalização nas áreas de preservação ambiental e permanente. A medida foi anunciada elo secretário Roberto Tourinho, durante a 14ª edição das Quartas Ambientais, no Ceteb, nesta quarta-feira, (20/03/2013).

Durante o evento, que teve como tema o “Meio Ambiente à Luz da Legislação”, Roberto Tourinho ressaltou os resultados da fiscalização da poluição sonora, que já resultou na apreensão de inúmeros equipamentos de som. Também destacou a preocupação da administração municipal com a preservação ambiental. Ele disse mais que ações que devem ser deflagradas visando monitorar as instalações de antenas de telefonia na cidade para evitar prejuízos à população.

O evento, que reuniu ambientalistas, estudantes, representantes de organizações ligadas à defesa do meio ambiente e órgãos governamentais, também foi palco para anúncio de outras ações ambientais na cidade, a exemplo das comemorações pelo Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira, 22,com vasta programação no Parque da Lagoa, e a promoção do Prêmio Acelormital de Meio Ambiente, até o próximo mês, anunciado pela coordenadora Jenivalda Ferreira, da Belgo Bekaert.

Professor e ambientalista frei José Monteiro Sobrinho também debateu sobre a legislação em defesa do meio ambiente e recordou da luta em defesa da Agenda 21. E apresentou o quadro desolador de degradação das nascentes e lagoas em Feira de Santana.

O professor do Ceteb Salomão Gomes e o representante da SOS Rio Paraguaçu Carlos Romero também apresentaram relatos sobre os problemas enfrentados pelo meio ambiente em Feira de Santana e a necessidade de integração da sociedade civil e o Governo Municipal na luta pela manutenção do meio ambiente.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.