ADAB e MAPA apreendem 15 toneladas de produtos cárneos em Barreiras

Estabelecimento falsificava rótulos e Selos de Inspeção Federal (SIF). (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)
Estabelecimento falsificava rótulos e Selos de Inspeção Federal (SIF). (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)
Estabelecimento falsificava rótulos e Selos de Inspeção Federal (SIF). (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)
Estabelecimento falsificava rótulos e Selos de Inspeção Federal (SIF). (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em ação conjunta com o Ministério da Agricultura, Irrigação, Pecuária e Abastecimento (Mapa), interditou o estabelecimento que falsificava rótulos e Selos de Inspeção Federal (SIF), além de apreender 15 toneladas de produtos cárneos (rim, fígado, mocotó, linguiça), na última quinta-feira (28/03/2013), no município de Barreiras.

A equipe formada por fiscais de Agência, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), ao verificar uma suspeita de rotulagem irregular, encontrou selos do SIF falsos com o intuito de ludibriar a fiscalização e distribuir produtos cárneos sem inspeção no comércio. O estabelecimento não tinha armazenamento adequado, a manipulação de produtos sem a devida higiene e foram encontrados miúdos já embalados para comercialização com sinais de putrefação.

O Coordenador Regional da Adab em Barreiras, Sanderson Barreto, informa que os principais problemas encontrados nos estabelecimentos sem o serviço de inspeção são as condições precárias de higiene. “A falsificação desse mecanismo de segurança deixa em alerta toda a equipe de fiscalização da Agência, que intensificou as ações buscando garantir à população o consumo de alimentos que não representem risco à saúde humana”, afirma o coordenador.

O SIF possibilita o comércio interestadual de produtos de origem animal nas diversas escalas de produção em todo o Brasil. “A Adab, por meio da Educação Sanitária, vem alertando a sociedade que os alimentos não inspecionados oferecem riscos à saúde da população, por isso, é importante que, durante a compra, verifique-se a presença do carimbo ou selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)”, ressalta do Diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários da Agência, Adriano Bouzas.

A empresa que possui o selo do Serviço de Inspeção passa por fiscalizações periódicas onde são avaliadas todas as condições higiênico-sanitárias, de fluxo operacional, além do controle de qualidade dos produtos. “Com a utilização do selo, o consumidor final tem a garantia da segurança do alimento com produtos saudáveis e de qualidade em sua mesa”, explica o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

O resultado da operação que envolveu a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e Vigilância Sanitária Municipal foi o fechamento do estabelecimento, infratores multados e 15 toneladas de produtos apreendidos e destruídos.

Sobre Carlos Augusto 9719 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).