

O jornalista Walter Pinheiro, presidente da ABI – Associação Baiana de Imprensa, recebeu os também jornalistas Maurílio Fontes, do Alagoinhas hoje e Vanderley Soares, da Rádio 93 FM e do Jornal Gazeta dos Municípios, na sede do jornal Tribuna da Bahia, e deu a garantia que vai se empenhar junto às instituições que agregam os profissionais, para que juntas possam exigir o cumprimento dos princípios constitucionais e a liberdade de imprensa em Alagoinhas.
Apresentador do Programa Linha Aberta, na rádio 93 FM, Vanderley Soares recebeu oito ligações telefônicas de pessoas ameaçando a integridade física, teve um carro rondando a sua residência e a visita de uma pessoa não identificada prometendo-lhe uma surra.
Tudo começou depois da entrevista do ex secretário Juscelio Carmo, dia 1º de março, onde vários assuntos foram abordados, deixando a entender que há uma série de supostas irregularidades na administração municipal.
O jornalista Maurílio Fontes, que acompanhava Vanderley Soares, abordou a sua preocupação com a pressão que vem sofrendo em Alagoinhas por ter publicado uma série de matérias que trouxeram. “Apenas exerci a minha profissão na minha plenitude, informando aos leitores e buscando a verdade”, disse o jornalista.
Vanderley Soares informou que está preocupado com a sua integridade física, mas que não vai mudar sua linha de programação, pautando o programa em entrevistas que geram grande movimentação no meio político, principalmente a de Juscelio Carmo.

Maurílio Fontes lembrou a Walter Pinheiro a sua preocupação com a segurança dos profissionais de imprensa, e nunca imaginou que esse tipo de coisa pudesse acontecer em Alagoinhas, cidade que morou por mais de 39 anos.
Walter Pinheiro disse que vai levar o assunto ao Sindicato dos Jornalistas – Sinjorba, ao Sindicato dos Radialistas e entidades de defesa dos Direitos Humanos, para que juntos possam exigir o cumprimento dos princípios constitucionais, garantindo aos profissionais de imprensa o direito de trabalhar com liberdade.
Vanderley Soares levou o assunto à Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Joseildo Ramos (PT) faria um discurso sobre o assunto na tarde de quarta-feira, mas não teve quórum, e na manhã de hoje (08/03/2013), não teve sessão na ALBA. O deputado Uziel Bueno (PTN) foi comunicado através de sua assessora de comunicação, mas não entrou em contato com nenhum dos jornalistas, mostrando-se indiferente ao caso.