Vereador quer, no mínimo, quatro empresas explorando o serviço de transporte coletivo urbano de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

Vereador quer, no mínimo, quatro empresas explorando o serviço de transporte coletivo urbano 

O vereador Edvaldo Lima (PP) anunciou, na sessão ordinária desta segunda-feira (18/02/2013), que já deu entrada na Divisão Legislativa da Câmara Municipal em um projeto de lei que institui a quantidade mínima de empresas de ônibus a operarem no serviço de transporte coletivo urbano de Feira de Santana.

O projeto propõe que, no mínimo, quatro empresas distintas, através da livre concorrência, operem o Sistema Integrado de Transporte (SIT).

De acordo com a proposição, o município deverá realizar licitação, nos moldes da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, modalidade Concorrência Pública, no período de 120 dias, a contar da sua publicação.

A Viação Princesinha do Sertão e Viação 18 de Setembro são as empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo urbano do município. No entanto, recentemente, em entrevista à Assessoria de Comunicação da Câmara, o vereador afirmou que só há uma empresa de ônibus atuando em Feira de Santana.

O projeto de lei também assegura o direito do Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar (STIAC) continuar explorando o sistema de transporte público da cidade.

Em sua opinião, Feira de Santana precisa de um sistema de transporte coletivo moderno que atenda aos anseios dos usuários. “Não podemos continuar com esse caos no transporte público”, justificou.

“Peço a Deus que aqui eu sempre faça política e nunca politicagem”, diz Gerusa 

A vereadora Gerusa Sampaio (PSD), em discurso na tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (18), afirmou que agirá com imparcialidade na Câmara, embora seja vice-líder da bancada governista municipal.

 “Estarei aqui para defender idéias e proposições que forem boas para Feira de Santana; eu não estou em um jogo para defender pessoas”, disse. A vereadora acrescentou que sempre buscou ter um mandato “pautado na humanização, no amor, no respeito e no acolhimento”.

Declarou que pretende continuar com a mesma postura ética que teve na Legislatura passada.  Em sua opinião, o vereador deve ter autoridade, mas jamais ser autoritário.

“Peço a Deus que no Legislativo eu sempre faça política e nunca politicagem. Peço a Deus que, acima de tudo, me dê sabedoria e humildade para que possa realizar um bom trabalho nesta Casa”, profetizou.

Na oportunidade, ela ressaltou a importância da bancada oposicionista. “Tenho certeza que temos uma oposição consciente e equilibrada. Os vereadores de oposição, como adversários, só nos provocam a trabalhar cada vez melhor”, observa.

Com relação ao deputado federal Fernando Torres, que fez oposição ao prefeito José Ronaldo no último pleito, a vereadora Gerusa salientou que tem amizade, gratidão, respeito e admiração pelo parlamentar. Em seguida, garantiu que esse sentimento ninguém conseguirá extrair dela.

Líder destaca ações do Governo Municipal no distrito de Humildes e no conjunto Paulo Souto 

A retomada da construção do Ginásio Municipal de Esportes, situado no loteamento Agnelo Costa, no distrito de Humildes, e da praça do conjunto Paulo Souto, no bairro Aviário, foi alvo de discurso do líder governista, Antônio Carlos Passos Ataíde – Carlito do Peixe (DEM), na segunda sessão ordinária da Casa da Cidadania.

Segundo o vereador, ambas as obras foram autorizadas pelo prefeito José Ronaldo, na manhã desta segunda-feira (18).

O referido ginásio está sendo construído pela empresa T&F Construções e Empreendimentos. Possuirá 1.200 metros quadrados de área construída e terá palco, vestiários, cantinas, almoxarifado, gabinete médico, além de estacionamento com capacidade para 50 veículos.

No que tange ao logradouro, o equipamento está sendo construído em uma área de 3.200 metros quadrados; irá contar com uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, paisagismo, além de biblioteca e uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Creas). A empresa T&F Construções será a responsável pela obra.

Vereador diz que seu mandato será pautado na ética 

Em seu primeiro discurso na Casa da Cidadania, o vereador Beldes Ramos (PT) disse que irá proceder na Câmara da maneira mais adequada possível, baseando-se em princípios éticos para que os trabalhos legislativos aconteçam de forma correta.

Beldes salientou que, na condição de vereador de oposição, irá cumprir o seu papel, principalmente no que se refere ao acompanhamento de projetos e fiscalização dos atos da administração municipal.

 “Vamos estar prezando, principalmente em aprovar aquilo que for do bem comum e estar levantando discussões a respeito das coisas que acharmos que são prejudiciais à coletividade, à democracia e ao desenvolvimento de Feira de Santana”, afirmou o edil.

Cíntia agradece os votos obtidos na disputa do cargo de corregedor da Câmara

A vereadora Cíntia Machado (PSC), em seu pronunciamento na sessão legislativa desta segunda-feira (18), agradeceu aos edis que contribuíram através do apoio e do voto para que lograsse êxito na eleição de corregedor da Casa da Cidadania, ocorrida na última sexta-feira.

 “Agradeço a todos os colegas que a mim confiaram o voto; agradeço em especial ao vereador Justiniano, Ronny e David Neto, que desde o início estiveram nessa trajetória de luta e diálogos”, disse.

Ela afirmou que atuará com imparcialidade na Corregedoria. “Quero dizer aos vereadores que não votaram em mim que eu serei a corregedora de todos; não haverá diferenças no tratamento”.

A edil destacou a força e a coragem da vereadora Aldney Bastos Marques – Neinha (PMN), que concorreu também o cargo de corregedor. Neinha obteve 9 votos e Cíntia 12.

Na oportunidade, a vereadora recomendou aos seus pares que mantenham o ambiente respeitoso na Câmara. “Caso haja diferenças pessoais, que o assunto fique do lado de fora da Casa. Que aqui dentro sejamos sempre  unidos por um único objetivo, que é trabalhar pelo povo de Feira de Santana, jamais esquecendo que a ética deve estar acima de qualquer coisa.

Vereadores anunciam os líderes 

Na sessão legislativa desta segunda-feira (18/02/2013) foram definidos os nomes dos vereadores que serão líderes dos partidos que atuam na Casa da Cidadania. A 17ª Legislatura conta com 15 partidos, que elegeram 21 edis.

O Democratas tem dois representantes no Legislativo feirense:  Justiniano Oliveira França e Antônio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe), que foi escolhido para ser o líder do partido.

O vereador Alberto Matos Nery será o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), que conta com mais dois edis: Pablo Roberto Gonçalves da Silva e Beldes Luis Pereira Ramos.

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) também elegeu três vereadores: Roque Pereira do Carmo, David Evangelista Leite Neto e Welligton Andrade de Jesus, que assumirá a liderança.

O Partido Social Cristã (PSC) terá como líder a vereadora Cíntia Daltro Machado. O vereador Antônio Rodrigues Pedreira (Tonhe Branco) também é membro do referido partido. O edil Edvaldo Lima dos Santos será o líder do Partido Progressista (PP) e Eliziario Ribeiro da Silva (Eli Ribeiro) do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

A vereadora Aldney Bastos Marques (Neinha) representará o Partido da Mobilização Nacional (PMN). A liderança do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ficará a cargo da edil Eremita Mota de Araújo e a parlamentar Gerusa Maria Bastos Silva será a líder do Partido Social Democrático (PSD).

O vereador Isaías dos Santos (Isaías de Diogo) assumirá a liderança do Partido Popular Socialista (PPS). O edil José Carneiro Rocha representará o Partido Social Liberal (PSL) e o parlamentar José da Costa Correia Filho (Correia Zezito), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

A liderança Partido Republicano Progressista (PRP) ficará a cargo do vereador Marcos Antônio dos Santos Lima. O líder do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) será o edil Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny) e Robeci da Silva Lima (Robeci da Vassoura) representará o Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

Câmara define funções de membros das cinco Comissões permanentes

Nesta segunda-feira (18), as funções dos titulares das comissões permanentes. Os vereadores que irão compor as comissões foram eleitos na última sexta-feira, na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da 17ª Legislatura.

Confira abaixo como ficou definido:

Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor:

Presidente: Marcos Lima (PRP)

Více-presidente: Eli Ribeiro (PRB)

Membro: Pablo Roberto (PT).

Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Presidente: Isaias de Diogo (PPS)

Více-presidente: Robeci da Vassoura (PHS)

Membro: David Neto (PTN).

Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização

Presidente: Robeci da Vassoura (PHS)

Více-presidente: Cíntia Machado (PSC)

Membro: Isaias de Diogo (PPS).

Comissão de Obras Urbanismo e Infraestrutura

Presidente: Alberto Nery (PT)

Více-presidente: José da Costa Correia – Correia Zezito (PTB)

Membro: Antônio Rodrigues Pedreira – Tonhe Branco (PSC).

Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Desporto

Presidente: Aldney Bastos Marques – Neinha (PMN)

Více-presidente: Eremita Mota (PDT)

Membro: Beldes Ramos (PT).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113539 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]om.br.