Prefeitura de Salvador garante Carnaval 2013 em 12 palcos alternativos

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Cena do Carnaval de 2011 com o grupo Olodum, na Barra, em Salvador.
Cena do Carnaval de 2011 com o grupo Olodum, na Barra, em Salvador.
Cena do Carnaval de 2011 com o grupo Olodum, na Barra, em Salvador.
Cena do Carnaval de 2011 com o grupo Olodum, na Barra, em Salvador.

O carnaval de Salvador não se resume aos circuitos oficiais, onde desfilam as grandes estrelas e os maiores blocos. Há espaço para todos os estilos e todas as idades. São os palcos alternativos que permitem ampliar ainda mais a diversidade de manifestações culturais da maior festa de rua do planeta, oferecendo atrações musicais em bairros afastados do centro e até nas ilhas da Baía de Todos os Santos. A Empresa Salvador Turismo (Saltur), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), ainda garante a estrutura de mais quatro espaços temáticos, três deles no circuito e um fora: são eles os palcos da Praça Municipal e da Praça Castro Alves, o espaço infantil, no Pelourinho, e o Palco do Rock, em Piatã.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, acredita que é importantíssimo o fortalecimento de circuitos alternativos, tanto nos bairros quanto em áreas próximas aos grandes circuitos oficiais. Ele destaca a diversidade de estilos como uma das marcas do Carnaval de Salvador, mas salienta a necessidade de desconcentrar a festa, abrindo mais espaço para o folião e desafogando os circuitos. “É fundamental que a prefeitura atue reforçando a descentralização do Carnaval, oferecendo atrações de qualidade por toda a cidade”, resumi

A programação nos bairros vai acontecer diariamente a partir das 19h de sábado (09) a terça-feira (12). A Saltur já está providenciando a montagem de palco, sonorização, iluminação cênica, além da instalação de equipamentos de apoio, como sanitários químicos, e do reforço da iluminação pública, com instalação de gambiarras e holofotes. Os palcos foram distribuídos por alguns dos bairros mais populosos da cidade. São eles: Cajazeira X, Periperi, Liberdade, Pau da Lima, Plataforma e Itapuã. Os moradores desses bairros e áreas próximas terão a possibilidade de curtir a festa sem precisar se deslocar até o centro. A festa também será estendida a palcos montados nas ilhas de Paramana e Bom Jesus dos Passos.

O Palco do Rock que já se tornou uma tradição na Praça dos Coqueiros, em Piatã, é uma prova viva de que o Carnaval de Salvador é de todos os estilos. Jovens, a maioria vestida de preto, curtem quatro dias de intensa programação musical e cultural recheada de rock’n roll. Mas a mistura de estilos e públicos não para por aí. No Pelourinho, a Praça das Artes é o templo da garotada, que pode curtir a festa com segurança e uma programação totalmente voltada para os pequenos, em horário adequado, sempre a partir das 13h.

Outros dois espaços, esses bem próximos do circuito Osmar (Campo Grande/Avenida), dão um toque especial à multiplicidades de estilos que o folião pode desfrutar durante o Carnaval de Salvador. Na Praça Municipal, o palco e toda a infraestrutura montada pela Saltur serão o espaço dedicado ao samba na sexta (08) e no sábado (09). Nos outros dias, de domingo (10) a terça (12), a praça passa a ser o ponto de encontro das orquestras, revivendo os antigos bailes de salão. A Praça Castro Alves, templo do Carnaval de Salvador que passou por um período de ostracismosmas que vem sendo revitalizado ano a ano, terá programação musical de qualidade a partir de domingo, promovendo grandes encontros de artistas e momentos inesquecíveis para quem for curtir a festa por lá.

Carnaval nos Bairros

Liberdade – Praça Nelson Mandela (em frente ao Plano Inclinado)

Cajazeiras X – Campo Da Pronaica (depois da Fundação Bradesco)

Periperi – Praça da Revolução

Itapuã – Praça Dorival Caymmi (em frente à Igreja de N. S. de Itapuã)

Pau da Lima – Praça N. S. Auxiliadora (fim de linha)

Plataforma – Praça São Braz

Ilha de Paramana

Ilha de Bom Jesus dos Passos

Palcos temáticos

Piatã – Largo do Coqueiral (Palco do Rock)

Pelourinho – Praça das Artes (Espaço Infantil)

Praça Castro Alves

Praça Municipal

Vista do Farol de Santo Antônio (Farol da Barra).
Vista do Farol de Santo Antônio (Farol da Barra).
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123023 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.