Prefeito de Salvador reúne a imprensa para falar sobre os preparativos para o carnaval

ACM Neto apresenta balanço de ações para o Carnaval 2013 e perspectivas para o Carnaval de 2014. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
ACM Neto apresenta balanço de ações para o Carnaval 2013 e perspectivas para o Carnaval de 2014. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
ACM Neto apresenta balanço de ações para o Carnaval 2013 e perspectivas para o Carnaval de 2014. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
ACM Neto apresenta balanço de ações para o Carnaval 2013 e perspectivas para o Carnaval de 2014. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

A assinatura do decreto que cria o Grupo de Trabalho Intersetorial do Carnaval, reunindo todas as pastas municipais, foi uma das novidades apresentadas durante coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (04/02/2013), no restaurante Barravento, na Barra, e que reuniu as secretarias e órgãos públicos envolvidos na organização da festa. O GT Carnaval já tem a primeira reunião marcada: será na Quarta-feira de Cinzas (13), para avaliação das ações de 2013 e o início dos preparativos para a festa do próximo ano.

Na abertura, o prefeito ACM Neto ressaltou que este não é o Carnaval da atual gestão, já que está à frente da Prefeitura há apenas 34 dias. Mesmo assim, ele afirmou que será uma grande festa. “Será um Carnaval mais organizado do que o do ano passado. Toda a estrutura da Prefeitura está empenhada e trabalhando em esquema de plantão para oferecer uma grande festa ao folião. Agora, grandes novidades e mudanças só mesmo a partir de 2014”, ponderou.

O prefeito destacou também que, ainda este ano, a organização da festa será extremamente rigorosa com o cumprimento dos horários pelos blocos, garantindo ordenamento dos desfiles e respeito aos foliões. Também anunciou, ao lado do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani, algumas novidades para a folia de 2013, como a disponibilização de internet gratuita para cerca de um milhão de foliões no Circuito Dodô e a criação do Observatório da Sustentabilidade.

ACM Neto: “A intenção da COC é integrar as operações, para que a gente consiga racionalizar a operação do Carnaval no sentido de ser mais inteligente, mais ativo e mais eficiente na prestação dos serviços para a população”. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
ACM Neto: “A intenção da COC é integrar as operações, para que a gente consiga racionalizar a operação do Carnaval no sentido de ser mais inteligente, mais ativo e mais eficiente na prestação dos serviços para a população”. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

Central de Operações do Carnaval

Outra novidade também é a criação da Central de Operações do Carnaval 2013 (COC), que vai funcionar, desta quarta-feira (6) à Quarta-feira de Cinzas (13), na sede da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), em Ondina. De acordo com o secretário da Sedes, Guilherme Bellintani, a estrutura reunirá os titulares dos 12 órgãos da Prefeitura, além dos técnicos das pastas que trabalharão 24 horas no local, em esquema de revezamento.
“A intenção da COC é integrar as operações, para que a gente consiga racionalizar a operação do Carnaval no sentido de ser mais inteligente, mais ativo e mais eficiente na prestação dos serviços para a população”, explicou Bellintani. O prefeito informou que, durante todos os dias da folia, estará reunido com os gestores municipais às 11h na COC, para fazer a avaliação do dia anterior e tomar providências, se necessário.

Novo circuito agora oficializado

Os foliões também contarão com um novo circuito em 2013. O Circuito Sérgio Bezerra vai estrear este ano no trecho entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo, com retorno pela Avenida Marques de Leão. Criado em homenagem ao fundador do bloco Habeas Copos, o circuito é exclusivo para blocos de sopro e percussão, revivendo o clima dos antigos carnavais, e funciona na quarta-feira pré-folia (6), a partir das 19h. “O circuito, agora oficial, contará com a infraestrutura necessária para dar conforto aos foliões”, salientou o secretário da Sedes.

Estrutura envolve praticamente todas as secretarias

Na coletiva, também foram apresentados alguns números do Carnaval de Salvador 2013, como a disponibilização de 12 Módulos de Assistência à Saúde espalhados pelos três principais circuitos (Dodô, Osmar e Batatinha), nove postos de saúde 24 horas e três ambulatoriais onde será realizado o Carnaval nos Bairros, além de 18 ambulâncias e um veículo de intervenção rápida do Samu-192. Também serão disponibilizados 1.800 sanitários químicos e a estimativa da Limpurb é de recolher 1,5 mil toneladas de lixo.
Para os três principais circuitos, foram licenciados 3.500 comerciantes informais e a iluminação do Carnaval conta com cerca de 70 mil pontos de luz, 3.200 luminárias e 1.500 projetores de 400 e 1000W. Também foram montados esquemas especiais em diversas áreas, a exemplo de trânsito e transporte, proteção ao patrimônio público, promoção racial e de igualdade de gêneros, tecnologia da informação, assistência social, ordenamento do uso do solo, defesa civil e conservação da cidade, dentre outros serviços municipais.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111066 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]