Nos 76 anos da FJS, Prefeitura de Salvador e governo da Bahia reafirmam compromisso com filantrópicas

Leila Youssef Brito, superintendente da Fundação José Silveira.
Leila Youssef Brito, superintendente da Fundação José Silveira.

Na solenidade que celebrou os 76 anos da Fundação José Silveira (FJS), representantes do Estado e do Município prestaram homenagens à instituição e ressaltaram a importância do setor filantrópico para a eficiência do SUS em toda a Bahia. O evento realizado no Museu Carlos Costa Pinto, no início da noite desta quinta-feira (21/02/2013), também marcou o lançamento da revista FJS em Ação, que conta a história da entidade.

Representando a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o superintendente de Regulação da pasta, Andrés Alonso, fez um discurso em defesa da parceria entre Estado e filantrópicas. “Não é só uma parceria estratégica, mas, sim, fundamental. O Governo Wagner valorizou as entidades”, destacou.

O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues, congratulou a fundação e também enalteceu a importância do diálogo com o setor para regularizar a situação da saúde em Salvador. Ao falar sobre a fundação, ele lembrou do trabalho de revitalização do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), realizado na gestão do deputado federal Antonio Brito (PTB-BA), quando superintendente da fundação, entre 1997 e 2008. “[Brito] mostrou a importância da fundação ao assumir o IBR, que estava praticamente fechando as portas. Foi na gestão de Brito que ele foi recuperado”, lembrou.

O deputado ainda recebeu uma homenagem dos colaboradores da instituição. “Quando eu vi a homenagem me emocionei muito. Devo tudo que tenho à fundação. A minha esposa, por exemplo, foi minha colega de trabalho. Eu a conheci aqui, em 1993. Eu que tenho que agradecer a esta fundação. Ela é maior do que todos nós.”

Presidente da FESFBA parabeniza vereador soteropolitano Edvaldo Brito por criação de Frente

Mais força e coesão para o setor filantrópico de saúde em Salvador. É assim que o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas de Salvador (FESFBA), Maurício Dias, sintetiza a importância da Frente Parlamentar, iniciativa do vereador Edvaldo Brito (PTB), ao parabenizá-lo pela defesa de segmento tão estratégico para a operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente da FESFBA estendeu os parabéns aos 29 vereadores que, de imediato, apoiaram a Frente, cuja criação precisa ser votada em plenário.

Mauricio Dias disse que Salvador larga na frente por ser a primeira capital brasileira a contar com a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área de saúde. Até agora foram implantadas frentes estaduais pelas Assembléias Legislativas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. A criação de Frentes no âmbito dos estados e municípios reflete a importância da Frente Parlamentar, no Congresso Nacional, instalada e presidida pelo deputado Antonio Brito (PTB/Bahia), que vem desenvolvendo um forte trabalho de articulação com o Governo, muito importante para o segmento filantrópico de saúde.

Ainda segundo o presidente da FESFBA, a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais filantrópicos em Salvador está nascendo num momento muito importante, diante da crise que se amplia por conta do débito da Prefeitura que se aproxima dos R$54 milhões.O vereador Edvaldo Brito e o presidente da Frente no Congresso,Antonio Brito, atuarão de forma sincronizada, ampliando as soluções para os problemas do segmentos filantrópico na capital baiana.

Deputado federal Antonio Brito (PTB-BA).
Deputado federal Antonio Brito (PTB-BA).
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112738 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]