Morre o ex-ministro Fernando Lyra

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

O ex-ministro da Justiça do governo José Sarney, Fernando Lyra, morreu ontem (14/02/2013), às 16h50, no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, em decorrência de falência de múltiplos órgãos.

Ele estava internado no InCor desde o último dia 5, quando foi transferido do Hospital Português, do Recife. O ex-ministro apresentava insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a uma infecção sistêmica e insuficiência renal aguda. O quadro se desenvolveu a partir de uma infecção urinária agravada pela doença no coração, que o acometia há cerca de 20 anos.

Lyra foi ministro da Justiça de março de 1985 a fevereiro de 1986. Foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011. Antes de se internar, Fernando Lyra escrevia artigos para a revista Carta Capital.

Dilma destaca papel de Fernando Lyra na defesa da democracia brasileira

A presidenta Dilma Rousseff divulgou ontem (14/02/2013) nota de pesar pela morte do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. “A democracia brasileira perdeu um de seus mais expressivos defensores”, diz a presidenta, lembrando que Lyra foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no país.

“Exímio articulador político, Fernando Lyra foi um dos expoentes da formação da Aliança Democrática. Teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos”, ressalta a nota de Dilma.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113775 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]