Em Feira de Santana, populares protestam contra ideias de Yoani Sánchez e defendem autonomia do governo socialista em Cuba

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Em matéria, revista Veja atribuí ao PT as manifestações. Mas é um dos líderes do PT local que promove o evento.
Em matéria, revista Veja atribuí ao PT as manifestações. Mas é um dos líderes do PT local que promove o evento.
Em matéria, revista Veja atribuí ao PT as manifestações. Mas é um dos líderes do PT local que promove o evento.

Populares e estudantes promoveram manifestação em Feira de Santana, ontem (18/02/2013),  contraria ao posicionamento de ataque ao Estado Cubano promovido pelas ideias da blogueira Yoani Sánchez. A movimentação da comunidade obrigou os organizadores do evento, entre eles, o ex-vereador e candidato a deputado estadual Angelo Almeida a cancelar o evento.

Veículos do sudeste, a exemplo da revista Veja, atribuem ao Partido dos Trabalhadores às ações de protesto. Mas, um dos líderes locais do PT, Angelo Almeida, é um dos principais organizadores da vinda da blogueira. Outro que se fez presente é o senador Eduardo Suplicy (PT/SP), expoente do partido em âmbito nacional. Então as matérias da revista Veja e da Folha de São Paulo apresentam-se um tanto quanto inverossímil no tocante a atribuir ao PT, ou partidos de esquerda à manifestação popular contrária as ideias de Yoani Sánchez.

Consciência política

Demonstrando consciência política e defesa de um estado que não seja apenas capitalista, burguês e que promove a mais-valia absoluta, e por vezes relativa, cerca de 50 manifestantes ocuparam as instalações do Museu Parque do Saber. Eles defenderam uma ideia através da mais legítima de todas as expressões populares, de forma livre e democrática, ocupando espaços públicos e protestando.

Mídia e extrema direita

É lícito lembrar que a grande mídia é burguesa e ligada à conceito de capitalismo de extrema direita. A grande mídia defende o ideal de estado capitalista, da exploração das massas. Tal estado, se não contido, pode levar milhares, ou milhões de cidadãos para a miséria. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou durante discurso, que nunca os Estados Unidos produziram tanta riqueza, e nunca tantos americanos se encontraram tão pobres.

Marx diz que a categoria básica do homem é o trabalho. Pois é através do trabalho que o homem se faz homem. Olhe para sua volta e perceberá que tudo se constrói através do trabalho. Que não é fruto de um único ser, mas da coletividade. O trabalho se materializa a partir da ação coletiva.

Por isto é que se afirma que a sociedade é uma construção coletiva, onde todos participam para que ela exista. O estado burguês expropria o trabalho, e tende a acumulação desenfreada, marginalizando trabalhadores e prostituindo suas filhas, afirmam publicações marxistas.

“Trabalhadores do mundo, uni-vos!”, não é apenas um slogan, representa a unidade mundial em torno da categoria básica da sociedade, trabalho.

Democracia

O que a grande mídia não revela, é que em Cuba existe a democracia representativa baseada no partido único. Existe uma organização geral do estado em torno de um conjunto ideológico que é permanentemente debatido com a sociedade através da assembleia. Cujos representantes são eleitos diretamente pelos populares, dentre os filiados ao Partido Comunista local.

Embargo

A grande mídia também não revela que a instância democrática que reúne mais de 240 países, ONU, condena ano após ano o embargo econômico que a maior potência hegemônica do mundo, Estados Unidos, prática contra uma nação que é praticamente do tamanho do estado de Sergipe. São cinquenta anos do embargo econômico a Cuba. Meio século de desrespeito à decisão da maioria dos países, manifestados democraticamente através da ONU.

Tiro no pé

O pré-candidato a deputado estadual pelo PT de Feira de Santana, Angelo Almeida, cometeu um grave equivoco ao trazer a blogueira para Feira de Santana. Equivocou-se com relação ao pensamento e sentimento da população, e com relação ao próprio partido do qual é filiado. O Partido dos Trabalhadores está sedimentado em um conceito ideológico de Estado. Que objetiva agir no intuito da promoção da igualdade social, através do conceito socialista de sociedade, cujos fundamentos podem ser vistos na obra de Karl Marx. Que tem no governo Cubano uma legítima expressão.

Para os pucos instruídos academicamente, a obra de Marx não se restringe ao ‘Manifesto do Partido Comunista’. Que representa apenas uma pequena extensão da obra de um dos mais destacados intelectuais de todos os tempos, Karl Marx (o acadêmico inglês Tom Bottomore afirma isto em vária publicações).

Ideologicamente Angelo Almeida age contrariamente ao que pensa e defende o partido. Mas ele não está só, outros petistas o acompanham na defesa da burguesia, da exploração, e da continuidade do embargo a Cuba. Antes que Angelo proteste, a blogueira que ele trouxe defende isto.

Leia +

Militantes impedem exibição de filme com Yoani Sánchez

Sobre Carlos Augusto 9653 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).