Durante discurso na Câmara de Feira de Santana, José Ronaldo denunciou situação crítica do município

José Ronaldo: “Também faremos um Plano Diretor de Saneamento, Plano Diretor de Mobilidade e uma Lei do Perímetro Urbano, para atualizar o que é urbano e o que é rural. E faremos a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da nossa cidade”
José Ronaldo: “Também faremos um Plano Diretor de Saneamento, Plano Diretor de Mobilidade e uma Lei do Perímetro Urbano, para atualizar o que é urbano e o que é rural. E faremos a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da nossa cidade”
Prefeito José Ronaldo afirma que município se encontra com sérios problemas.
Prefeito José Ronaldo afirma que município se encontra com sérios problemas.

O prefeito José Ronaldo, em seu discurso proferido na manhã desta sexta-feira (15/02/2013), na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Casa da Cidadania, revelou que desde quando assumiu o Executivo, no dia 1º de janeiro do ano corrente, “o município se encontrava e ainda se encontra em sérias dificuldades financeiras e administrativas”.

Ele disse que a cidade de Feira de Santana estava irregular perante a Previdência e, por conta disso, ficou sem condições de receber convênios. “Várias obras com recursos federais se encontravam suspensas e, em alguns casos, inclusive na área social, verbas foram devolvidas para a União, porque não foram aplicadas”.

O prefeito José Ronaldo relatou também que encontrou a frota de máquinas e automóveis sucateada.

“Nós estamos tentando um remédio para esses problemas, resgatar esses recursos que foram perdidos. Já fizemos algumas viagens à Brasília, conversamos com ministros e secretários nacionais, a fim de resolver essa situação”, afirmou.

O chefe do Executivo ressaltou que algumas pendências já foram superadas e, na oportunidade, anunciou ações do seu governo que beneficiarão os munícipes, entre elas: pavimentação de logradouros; recuperação de ambulâncias, sobretudo do Samu; construção de praças, escola, unidades de saúde e ginásio de esportes.

José Ronaldo prometeu fazer intervenções no Centro de Abastecimento, no Parque da Cidade, no Parque da Lagoa do Geladinho, no trânsito e no centro comercial, bem como melhorar o transporte coletivo urbano e desenvolver ações que fomentem a preservação do meio ambiente de Feira de Santana.

“Também faremos um Plano Diretor de Saneamento, Plano Diretor de Mobilidade e uma Lei do Perímetro Urbano, para atualizar o que é urbano e o que é rural. E faremos a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da nossa cidade”, assegurou.

A preservação do patrimônio histórico e cultural de Feira de Santana também será uma prioridade do governo Ronaldo. O prefeito já encaminhou ao Legislativo um projeto de lei que dispõe sobre o tombamento dos bens materiais e imateriais do município.

José Ronaldo: “Também faremos um Plano Diretor de Saneamento, Plano Diretor de Mobilidade e uma Lei do Perímetro Urbano, para atualizar o que é urbano e o que é rural. E faremos a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da nossa cidade”
José Ronaldo: “Também faremos um Plano Diretor de Saneamento, Plano Diretor de Mobilidade e uma Lei do Perímetro Urbano, para atualizar o que é urbano e o que é rural. E faremos a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da nossa cidade”

No tocante a Micareta, o chefe do Executivo afirmou que “o evento voltará a oferecer ao folião a oportunidade dele acompanhar a festa inteira, a apresentação completa de todas as atrações, com o fim do chamado corredor polonês dos camarotes”.

Também fez questão de salientar que a Prefeitura não irá contratar com cachê alto artistas e bandas, a exemplo do Chiclete com Banana. “Eu acho um valor exagerado para pagar com o dinheiro público; só contrataremos a Banda Chiclete com Banana se conseguimos recursos da iniciativa privada”.

O prefeito finalizou seu pronunciamento reforçando a política de boa convivência com os Governos Federal e Estadual em prol dos interesses maiores da coletividade. “Não tenho dúvida: com a união de todos os esforços, nós atingiremos todos esses objetivos. Juntos, com certeza absoluta, somos mais fortes”.

Câmara de Feira de Santana inicia as atividades legislativas de 2013 

A Câmara Municipal de Feira de Santana iniciou nesta sexta-feira (15/02/2013), os trabalhos legislativos da 1ª etapa do 1º período da 17ª Legislatura.   O presidente da Casa da Cidadania, Justiniano França, abriu a sessão ordinária às 8h30 e, logo após a leitura do expediente, pelo 1º secretário Roque Pereira, a transformou em especial.

Além do vereador Justiniano França, que conduziu a sessão, compuseram a mesa o vice-presidente da Câmara, Reinaldo Miranda (Ronny), o 1º secretário Roque Pereira, o 2º secretário José Carneiro Rocha, o prefeito José Ronaldo e o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades políticas, militares e eclesiásticas, dirigentes de entidades de classes, profissionais de imprensa e populares, que lotaram o plenário e a galeria da Câmara.

O líder governista, Antônio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe) foi designado pelo presidente da Câmara para dar as boas vindas a todos e saudar o gestor do Município. Como tradicionalmente acontece, o prefeito municipal leu a mensagem do Executivo para os representantes da Casa Legislativa.

José Ronaldo afirmou que é sempre uma honra e uma grande satisfação estar na Casa da Cidadania participando de uma importante solenidade, que marca a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo.

“Sinto-me verdadeiramente em casa, e muito emocionado. Afinal, foi neste plenário, com o mandato de vereador que me foi garantido pelo povo, onde comecei esta minha modesta trajetória política”, disse.

O prefeito salientou que a experiência legislativa que adquiriu cumprindo mandatos de vereador, deputado estadual e federal serviu para que ele tivesse a exata noção da importância do Poder Legislativo para a democracia. “A Câmara e Prefeitura, cada instituição com sua autonomia, devem marchar juntos em direção aos interesses da sociedade”.

Ele afirmou que, como sempre fez, respeitará a independência do Legislativo. “E tudo farei para que possamos manter a harmonia que deve nortear as relações entre os poderes constituídos”. O chefe do Executivo acrescentou que o respeito ao papel do legislador será algo permanente no seu governo.

Câmara Municipal elege  corregedor para a 17ª Legislatura 

A Câmara Municipal elegeu nesta sexta-feira (15), entre seus pares, pelo voto da maioria absoluta dos vereadores, a vereadora Cíntia Daltro Machado (PSC) para ser a corregedora, cujo mandato coincidirá com o mandato dos edis.

Cíntia disputou o cargo com a vereadora Aldney Bastos Marques (PMN), conhecida popularmente como Neinha, e com uma diferença de apenas três votos, logrou êxito. A vereadora Neinha obteve nove votos e Cíntia 11.

Compete ao corregedor zelar pelo cumprimento do Código de Ética e Decoro Parlamentar, corrigir os usos e abusos dos vereadores, promovendo-lhes a responsabilidade.

Definidos os titulares das Comissões Permanentes da Câmara 

Foram definidos, através de eleição no plenário, nesta sexta-feira (15), os componentes das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Feira de Santana para o biênio 2013/2014.

De acordo com o Regimento Interno, os membros que fazem parte da Mesa Diretiva não podem participar de nenhuma das Comissões Permanentes.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação será representada pelos edis: Robeci da Silva Lima – Robeci da Vassoura (PHS), David Neto (PTN) e Isaias de Diogo (PPS).

Os vereadores Isaias de Diogo (PPS), Cíntia Machado (PSC) e Robeci da Vassoura (PHS) comporão a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização.

A Comissão de Obra, Urbanismo e Infraestrutura terá como titulares os edis Antônio Rodrigues Pedreira – Tonhe Branco (PSC), José da Costa Correia – Correia Zezito (PTB) e Alberto Nery (PT).

Farão parte da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Desporto os vereadores Beldes Ramos (PT), Aldney Bastos Marques – Neinha (PMN) e Eremita Mota (PDT).

Os vereadores Marcos Lima (PRP), Pablo Roberto (PT) e Eliziário Ribeiro da Silva – Eli Ribeiro (PRB) serão os titulares da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

A função de cada membro será definida na próxima sessão ordinária da Casa da Cidadania (segunda-feira 18).

Sobre Carlos Augusto 9400 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).