Cineasta Adalberto Piotto apresenta trailer do filme-documentário ‘Orgulho de Ser Brasileiro’ e agradece apoio do Jornal Grande Bahia

Marina Silva: ambientalista, ex-senadora e ministra do Meio Ambiente no governo Lula. - 7 de agosto de 2012, Tryp Hotel Iguatemi, Itaim Bibi, São Paulo - SP.
Marina Silva: ambientalista, ex-senadora e ministra do Meio Ambiente no governo Lula. - 7 de agosto de 2012, Tryp Hotel Iguatemi, Itaim Bibi, São Paulo - SP.
Fernando Henrique Cardoso: sociólogo e presidente do Brasil entre 1995 e 2002. - 9 de agosto de 2012, Instituto FHC, São Paulo - SP.
Fernando Henrique Cardoso: sociólogo e presidente do Brasil entre 1995 e 2002. – 9 de agosto de 2012, Instituto FHC, São Paulo – SP.
Marina Silva: ambientalista, ex-senadora e ministra do Meio Ambiente no governo Lula. - 7 de agosto de 2012, Tryp Hotel Iguatemi, Itaim Bibi, São Paulo - SP.
Marina Silva: ambientalista, ex-senadora e ministra do Meio Ambiente no governo Lula. – 7 de agosto de 2012, Tryp Hotel Iguatemi, Itaim Bibi, São Paulo – SP.
Mayana Zatz - geneticista coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, professora do Departamento de Genética Humana da Universidade de São Paulo, USP. 19 de junho de 2012, Abdim – Associação Brasileira de Distrofia Muscular, São Paulo - SP.
Mayana Zatz – geneticista coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, professora do Departamento de Genética Humana da Universidade de São Paulo, USP. 19 de junho de 2012, Abdim – Associação Brasileira de Distrofia Muscular, São Paulo – SP.
Carlos Alberto Parreira: treinador de futebol, técnico da seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994 nos EUA. Atualmente, é coordenador técnico da Confederação Brasileira de Futebol. - 27 de junho de 2012, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ.
Carlos Alberto Parreira: treinador de futebol, técnico da seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994 nos EUA. Atualmente, é coordenador técnico da Confederação Brasileira de Futebol. – 27 de junho de 2012, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.
Adalberto Piotto o filme documentário “não é ufanista, é pra discutir. Não é contra o Brasil, é a favor. É real. Feito por brasileiros e sem intermediários.”.
Adalberto Piotto: o filme documentário não é ufanista, é pra discutir. Não é contra o Brasil, é a favor. É real. Feito por brasileiros e sem intermediários.

O documentário “Orgulho de Ser Brasileiro” discute o sentimento envolto neste momento que o país atravessa. Numa narrativa de busca pessoal do diretor Adalberto Piotto pelo sentimento de orgulho de ser do Brasil. São entrevistadas personalidades que se dividem em depoimentos ao longo do documentário questionando o Brasil e se questionando sobre a cultura dos brasileiros e o momento do país.

Ancorado numa narrativa dinâmica com fotografia conceitual que explora vários ângulos dos entrevistados e depoimentos reveladores, o filme é permeado por trechos do hino nacional interpretado por Badi Assad. Num formato provocativo, promete ir muito além do “Ouviram do Ipiranga” ou do sentimento-padrão de que “o brasileiro é o melhor povo do mundo” a que nos acostumamos.

Foram colhidos depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o artista plástico Romero Britto, o técnico de futebol Carlos Alberto Parreira, a geneticista Mayana Zatz, o filósofo Roberto Romano, o dramaturgo Gerald Thomas, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o escritor Ferréz, os músicos Max de Castro e Simoninha, o jornalista e empresário radicado na Flórida Carlos Borges, a corretora de Imóveis em Miami Yara Gouveia, o colunista de vinhos Didú Russo, o ex-ministro da Saúde Adib Jatene e o bispo emérito de Blumenau Dom Angélico Sãndalo Bernardino.

Segundo Adalberto Piotto o filme documentário “não é ufanista, é pra discutir. Não é contra o Brasil, é a favor. É real. Feito por brasileiros e sem intermediários.”.

As pessoas podem ter uma prévia do filme assistindo ao trailer. O lançamento ocorre no primeiro semestre de 2013.

Cineasta agradece divulgação

Em e-mail encaminhado, ontem (09/02/2013), ao diretor do Jornal Grande Bahia, o cineasta Adalberto Piotto agradeceu a divulgação do filme, quando o mesmo se encontrava na fase de produção:

“Caro Carlos Augusto

Quem lhe escreve é Adalberto Piotto, diretor do filme-documentário Orgulho de Ser Brasileiro.

Antes de tudo, permita-me, agradeço a você pela gentileza da matéria que escreveu quando da entrevista que o ex-presidente Fernando Henrique concedeu para o documentário, no ano passado [2012], em agosto.

Muito gentil de sua parte. Fiquei honrado, quero que saiba.

No mais, também informo que o trailer oficial do filme foi lançado recentemente. Está em www.orgulhodoc.com.br

O filme chega entre abril e maio.

E virá também legendado em quatro línguas: inglês, espanhol, francês e italiano. Isso porque sou muito adepto da internacionalização do Brasil, sobretudo desta forma como fazemos nós brasileiros independentes.

O trailer já tem versão em inglês.

Um grande abraço e estou à disposição”

Apoio a cultura nacional

O Jornal Grande Bahia tem como princípio o apoio e incentivo à produção da cultura nacional. O jornalista Carlos Augusto, diretor do jornal, parabeniza a equipe do filme ‘Orgulho de Ser Brasileiro’, comanda por Adalberto Piotto, pela abordagem e atualidade do tema.

Leia +

Gravando para documentário, ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fala que Brasil avançou, mas precisa superar outras nações em qualidade de vida

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110971 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]