Canal Águas do Sertão Baiano beneficiará semiárido do estado

Um novo projeto da Codevasf vai levar água do rio São Francisco às bacias hidrográficas dos rios Itapecuru e Jacuípe. O Canal Águas do Sertão Baiano pretende solucionar o problema de abastecimento humano da população de uma das regiões que mais sofrem com as estiagens na Bahia. Ainda em fase de formatação, o projeto foi apresentado pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, para dirigentes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Esta foi mais uma da série de apresentações que a Codevasf está realizando para a sociedade. O projeto Canal Águas do Sertão Baiano já foi apresentado também ao Ministério Público Estadual da Bahia e a representantes do governo baiano.

Segundo o presidente da Codevasf, o Canal Águas do Sertão Baiano tem um conceito diferenciado.  “A prioridade, evidentemente, é o abastecimento humano. Entretanto não podemos deixar de reconhecer a necessidade de poder apoiar o desenvolvimento regional, sobretudo as vocações daquelas regiões do Estado da Bahia.”, explica Elmo Vaz.

O desenho inicial do projeto prevê a tomada d’água do reservatório de Sobradinho para ser conduzida até a barragem de São José do Jacuípe. O percurso é de aproximadamente 330 km. A obra também beneficiará a população das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Tatauí, Tourão/Poções e Vaza-Barris.

O edital para contratação dos estudos de viabilidade do projeto Canal Águas do Sertão Baiano será lançado até o final de março deste ano, e conta com recursos de R$ 12 milhões já assegurados no âmbito do PAC – o Programa de Aceleração do Crescimento.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]