Vereador Beldes Ramos reclama de falta de manutenção em escolas municipais de Feira de Santana. Confira debates da CMFS

Vereador Beldes Ramos critica governo municipal.
Vereador Beldes Ramos critica governo municipal.
Vereador Beldes Ramos critica governo municipal.
Vereador Beldes Ramos critica governo municipal.

Beldes reclama de falta de manutenção em escolas municipais 

Algumas escolas da rede municipal de ensino não iniciaram o ano letivo, que começou ontem, em virtude de estarem cheias de matos em suas áreas internas. A denúncia é do vereador Beldes Ramos (PT), em discurso na tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (19/02/2013).

Ele relatou que obteve essa informação com a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro.  Para Beldes, que é professor e ex-diretor da  Diretoria Regional de Educação  (Direc – 02),  uma cidade como Feira de Santana não pode passar por esse contratempo.

“Nós não podemos admitir que Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado da Bahia, não comece as suas aulas porque ainda tem escolas que não receberam o serviço de capinação”, lamentou.

Ele disse que, na condição de membro da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Desporto da Casa da Cidadania, irá acompanhar de perto o funcionamento da rede municipal de ensino.

Welligton repudia protesto em Feira de Santana contra a blogueira Yoani Sánchez 

A visita da blogueira cubana Yoani Sánchez a cidade de Feira de Santana causou protesto e muita confusão na noite da segunda-feira (18), no Museu Parque do Saber. O vereador Welligton Andrade de Jesus – (PTN), em pronunciamento na Câmara Municipal, criticou as atitudes de hostilidade à cubana.

Yoani Sánchez alcançou fama internacional e numerosos prêmios por seus artigos e suas críticas da situação social em Cuba sob o governo de Fidel Castro e de seu sucessor, Raul Castro.

Em Feira de Santana, Yoani, acompanhada de amigos e do senador Eduardo Suplicy (PT), pretendia participar do lançamento do documentário conexão Cuba Honduras, do cineasta Dado Galvão, mas não foi possível devido ao protesto de um grupo de pessoas  favorável ao regime cubano  que a aguardava no espaço Museu Parque do Saber, local que seria exibido o vídeo.

O vereador Welligton criticou o protesto, ressaltando a importante influência da dissidente cubana no mundo. “Yoani foi mal recebida e não conseguiu desenvolver as suas ações programadas para Feira de Santana. Repudio quem agiu assim, pois o nosso país é democrático e há espaço para a livre opinião. Esta mulher tem um papel extraordinário de defender a expressão de liberdade para o povo cubano”.

Welligton disse que é preciso que haja respeito à diversidade de opiniões e, sobretudo, com as pessoas que visitam a cidade. Lembrou que a visita de Yoani a Feira de Santana foi noticiada em todo o país, inclusive registrando que o ex-vereador do PT, Angelo Almeida, e os jornalistas Rafael Velame e César Oliveira colaboraram com a vinda da cubana.

Discordando das colocações de Welligton, o vereador Alberto Nery (PT) relatou que a blogueira Yoani não está a serviço das pessoas mais carentes, e sim a serviço da burguesia dos Estados Unidos.

José Carneiro cobra ampliação da rede de maternidades no município 

Continua precário o atendimento a parturientes na rede pública de saúde. A constatação é do vereador José Carneiro (PSL), em discurso na tribuna da Casa da Cidadania, na manhã desta terça-feira (19/02/2013).

“No ano passado, diversas vezes fizemos pronunciamentos nesta Casa a respeito das dificuldades que as mulheres enfrentam na hora de dar à luz. Ao longo dos anos, não tenho visto muito progresso nessa questão”, reclamou.

Ele disse que, de acordo com informações do vereador Pablo Roberto (PT), o Governo do Estado está propondo uma parceria para melhorar o atendimento na área de obstetrícia.

Sem citar nomes, José Carneiro afirmou ter ouvido de prepostos do Governo Municipal que a Prefeitura pretende criar casas de partos em Feira de Santana. Em sua opinião, a construção desse equipamento é um retrocesso.

 “Não estamos mais na década de 60 não; nós queremos médicos obstetras preparados para fazer parto, e não parteiras para colocar em risco a vida das parturientes”, disse o edil, cobrando das autoridades a ampliação da rede de maternidade em Feira de Santana.

Inconformado com a suposta implantação de casas de parto, o vereador questionou: “E no dia que tiver um parto fórceps? Será que uma parteira vai estar preparada para fazer um parto fórceps? Eu não acredito”.

Parto fórceps é o parto via vaginal (parto normal) no qual se utiliza um instrumento cirúrgico semelhante a uma colher, que é colocado no canal genital da mulher, ajustando-se nos lados da cabeça do bebê para ajudar o obstetra a retirá-lo do canal de parto em casos de emergência ou sofrimento fetal.

Apesar de não concordar com a implantação de casas de partos, José Carneiro ressaltou que o poder público já se mostra preocupado com o problema enfrentado pelas mulheres parturientes.

Isaías de Diogo  quer instalação de gelo baiano na rua Macário Cerqueira 

O vereador Isaías de Diogo (PPS), em seu discurso na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (19), informou que encaminhará uma indicação ao prefeito José Ronaldo e ao secretário de Transporte e Trânsito, Ebenezer Tuy, solicitando intervenções no trânsito da  rua  Macário Cerqueira, bairro Muchila.

Ele sugere para a rua Macário Cerqueira, na extensão que delimita com as proximidades do Posto Rede  Kalilândia, Delicatessen Rios, na descida para a entrada do conjunto Feira X,  a colocação  de gelo baiano (artefato de concreto, também conhecido como Picolé ou, tecnicamente, Prisma de Concreto, de forma trapezoidal,  que seve para demarcação e sinalização de pistas).

Justificou que o referido trecho  é perigoso e tem ocorrido diversos acidentes, inclusive fatais. Ele acredita que a instalação de gelo baiano naquela região trará mais tranqüilidade aos moradores e transeuntes.

Vereador diz que Lagoa Salgada está sendo comprometida por aterramento e construções residenciais 

A falta de preservação da Lagoa Salgada, um dos principais mananciais de Feira de Santana, foi alvo de discurso do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, Marcos Lima (PRP), na sessão legislativa, desta terça-feira (19).

O vereador denunciou que a Lagoa Salgada está sendo invadida e comprometida por aterramento e construções residenciais. Ele disse que esteve no local e constatou as irregularidades. “Provavelmente, já estão vendendo lotes dentro de uma lagoa de Feira de Santana”, alertou.

Afirmou que levará a denúncia ao secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, para que este tome as providências cabíveis. Na oportunidade, Marcos Lima conclamou a imprensa a fiscalizar e denunciar invasão de lagoas em Feira de Santana.

“Não podemos mais deixar que aconteça com a Lagoa Salgada o que já aconteceu com outros mananciais dessa cidade”, pontuou.

Ronny destaca ações do governo municipal 

O vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PSDB), em discurso na Câmara Municipal, parabenizou o prefeito José Ronaldo de Carvalho pelas obras que já foram iniciadas em Feira de Santana e nos distritos.

Nesta segunda-feira (18), foram retomadas as obras da construção do Ginásio Municipal de Esportes, situado no loteamento Agnelo Costa, no distrito de Humildes e as obras da praça do conjunto Paulo Souto, no bairro Aviário.

Ronny salientou que, na condição de vereador, irá dar total apoio ao prefeito José Ronaldo para resolver as dificuldades que o município de Feira de Santana vem passando.

Disse que o crescimento do município e o bem estar da população são as prioridades neste momento, em vista disso, fará um mandato para atender as expectativas dos munícipes.

Eleito com 7.297 votos, o vereador Ronny afirmou que tem grande satisfação em retornar a Casa da Cidadania e, na oportunidade, salientou que o seu trabalho na atual Legislatura será mais intensificado.  Ele explica que, com o aumento da sua votação, aumentou também a responsabilidade para com as comunidades que confiam no seu mandato.

O edil também parabenizou todos os vereadores eleitos e reeleitos e a vereadora Cíntia Machado (PSC) por ter logrado êxito na eleição do novo corregedor da Casa da Cidadania.

“Caso haja necessidade, serei humilde para pedir orientação”, diz Robeci 

Robeci da Silva Lima – Robeci da Vassoura (PHS), que cumpre o primeiro mandato de vereador, disse, em seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, que caso necessite de alguma ajuda no Legislativo, ele será humilde o suficiente para pedir orientação aos seus pares.

“Somos vereadores de uma cidade de cerca de 600 mil habitantes, sabemos que não é fácil, mas com orientação dos amigos, orientação de Deus, eu tenho certeza que iremos fazer um mandato com dignidade. Vamos procurar lutar para o desenvolvimento da cidade”, disse.

O edil ressaltou que não era conhecido no cenário político, mas teve o incentivo da comunidade, sobretudo do bairro Campo Limpo, para concorrer a um cargo eletivo e, consequentemente, representar a população de Feira de Santana.

 “Por onde eu passei as pessoas acreditaram em mim”, comemorou. Robeci agradeceu a Deus pela oportunidade de estar na Casa Legislativa e disse que honrará cada voto que lhe foi concedido na eleição de 2012. Ele foi eleito com 2.876 votos.

Welligton afirma o PTN é o partido que mais cresce no Brasil 

O crescimento do Partido Trabalhista Nacional no Brasil (PTN) foi alvo de discurso do vereador Welligton Andrade de Jesus, na sessão da Casa da Cidadania nesta terça-feira (19).

“O vereador Welligton chega nesta Casa, por força da lei, amparado pelo seu partido PTN. Esta sigla partidária é hoje a que mais cresce no Brasil e se consolida como um grande partido, inclusive no nosso estado da Bahia”, afirma o edil.

Segundo ele, no estado da Bahia, em 2008, o PTN elegeu um prefeito e, em 2012, conquistou seis prefeituras: Conde, Esplanada, Irecê, Nazaré, Senhor do Bonfim e Valença. Informou também que o Partido Trabalhista Nacional conseguiu eleger quatro vice-prefeitos.

Welligton ressaltou que, em Salvador, por exemplo, o PTN conta com três vereadores: Carlos Muniz (1º vice-presidente da Mesa Diretora), Geraldo Júnior (corregedor) e Alan Castro.

“De tal forma que, em Feira de Santana, o nosso partido teve um crescimento vertiginoso. Nós tínhamos na Legislatura anterior apenas um vereador e, hoje, a nossa bancada tem três edis, inclusive dois ocupando a Mesa Diretiva”, destacou.

Na oportunidade, ele parabenizou o deputado estadual Carlos Geilson, salientando que o parlamentar tem conduzido muito bem o PTN na cidade. “Não conheço na história de Feira de Santana um deputado que tenha conseguido eleger três vereadores”, pontuou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116579 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.