Secretaria da Educação da Bahia convoca prefeituras e entidades para adesão ao TOPA

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Secretaria da Educação do Estado da Bahia convoca prefeituras e entidades para adesão ao TOPA.
Secretaria da Educação do Estado da Bahia convoca prefeituras e entidades para adesão ao TOPA.

A Secretaria da Educação do Estado convoca prefeituras e entidades sociais da Bahia para participarem do Todos pela Alfabetização (Topa), maior projeto de alfabetização do país. Os interessados em aderir à 6ª etapa do Topa devem consultar o Portal da Educação e realizar a inscrição até 31 de janeiro de 2013. A iniciativa chega a 407 municípios por meio das prefeituras e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas, com a concepção de garantir a todos os baianos o direito à alfabetização.

Criado com o objetivo de reduzir o índice de analfabetismo na Bahia, o Topa alfabetizou 1,18 milhão de pessoas até 2012. Com turmas de alfabetização presentes em todos os Territórios de Identidade, o Topa ocupa espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro e presídios, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.

O Topa desenvolve, junto a cada turma, uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]