Salvador vive clima carnavalesco com festas nos fins de semana

Salvador recebe visita de turistas.
Salvador recebe visita de turistas.
Salvador recebe visita de turistas.
Salvador recebe visita de turistas.

A menos de menos de 15 dias para o Carnaval, Salvador já respira o clima da folia de momo com eventos pré-carnavalescos em bairros da cidade. Neste domingo (27/01/2013), a partir das 11h, a animação irá tomar conta das ruas do bairro do Rio Vermelho, com o desfile do bloco Lero-Lero, fundado por moradores da região para anunciar a chegada dos festejos em homenagem a Iemanjá.

Com 73 anos de tradição, o bloco, formado por cerca de 150 integrantes, tem como ponto de partida a Vila Matos, passa pelos largos de Santana e Mariquita, e retorna em direção à Praia da Paciência, relembrando os antigos carnavais, ao som da fanfarra, do sopro e da percussão. A festa, que tem o apoio da Bahiatursa, a cada ano atrai cerca de duas mil pessoas, entre moradores do bairro, baianos e turistas, que se contagiam pela alegria do bloco.

Integrante do bloco há mais de 50 anos, Wellington Pinelli, não perde um desfile, mesmo não sendo mais morador do Rio Vermelho.“Eu participo desta festa desde que me entendo por gente. Atualmente moro no Engenho Velho, mas continuo fazendo parte e lutando para manter esta tradição, que passa de geração em geração”.

A tradicional Festa do Rio Vermelho, que reúne milhares de participantes e tem como ponto máximo o presente de Iemanjá, acontece no dia 2 de fevereiro, com o desfile do afoxé dos Filhos de Gandhy, participando de um cortejo marítimo especial para reverenciar a rainha do mar, mãe de todos os orixás.

No domingo (3) será a vez da comunidade de Itapagipe curtir com o pré-carnaval da Ribeira, que irá percorrer a Avenida Beira Mar, a partir das 14h. Bandas de sopro e fanfarras se unem aos Pierrots de Plataforma, Bonecos de Olinda, Mamulengos, a Boiada Multicor, ao grupo Zambiapunga de Nilo Peçanha, entre outras manifestações culturais, para anunciar a chegada da grande festa que é o Carnaval da capital baiana.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108642 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]