Prefeitura de Feira de Santana discute áreas para implantação da UFRB

Paulo Gabriel Soledade Nacif, reitor da UFRB.
Paulo Gabriel Soledade Nacif, reitor da UFRB.
Paulo Gabriel – Uma greve que não precisa ter existido. Na verdade existe um consenso do governo e dos professores de que nós precisamos de um novo plano de salário, ocorre que a dinâmica do governo foi um pouco mais lenta do que a gente esperava. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Paulo Gabriel visitou o prefeito José Ronaldo e conversou sobre opções de terrenos

Discutir a implantação do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana. Este foi o objetivo do encontro do prefeito José Ronaldo de Carvalho com o reitor da  instituição, Paulo Gabriel Nacif, no final da tarde desta terça-feira (22/01/2013).

Foram apresentadas pelo prefeito três áreas com  possibilidades para o funcionamento do campus que deverão ser escolhidas pela direção da Universidade. “Temos conversado com cidadãos que prezam pelo futuro de Feira de Santana e temos  opções de doação de  uma área próxima ao bairro Aeroporto,  outra no bairro Nova Esperança e também na área onde funcionava a Fundação de Apoio do Menor de Feira de Santana (Famfs), que é pública”, anunciou. 

O prefeito ressaltou ainda que todos os locais sugeridos têm ao seu entorno comunidades carentes que serão beneficiadas com a chegada do campus bem como a cidade como um todo “A Universidade é um instrumento de pesquisa e ensino, e portanto,  de desenvolvimento”, destacou. 

A UFRB neste município deverá contar com um quadro de 100 professores e mais 50 técnicos administrativos. Inicialmente,  vão funcionar os cursos Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais além da Licenciatura de Educação Para o Campo. “Teremos em Feira  de Santana um centro de estudos especializado em Energia e Sustentabilidade, inédito no Nordeste. Acho que isso vai ser extremamente positivo para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou o reitor Paulo Gabriel Nacif. 

Ainda de acordo com o reitor, concluída a doação da área,  as obras de implantação vão começar imediatamente “A determinação da presidente Dilma Russef é que as obras sejam iniciadas ainda este ano. Os recursos já foram disponibilizados para a construção, compra de equipamento e realização de cursos para professores e técnicos”, informou Nacif. 

Estiveram presentes à reunião os secretários de Planejamento Carlos Brito,  de Desenvolvimento  Social  Ildes Ferreira, de Desenvolvimento Econômico Antônio Carlos Borges Junior, o secretário de Convênios e Gestão Arsênio Oliveira, além do vice-reitor da UFRB Silvio Luiz de Oliveira Soglia.

Sobre Carlos Augusto 9462 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).