Políticas Afirmativas: Ao lado de Carlinhos Brown, ACM Neto anuncia cotas para serviço público de Salvador

ACM Neto assina decreto. Governo implementa políticas afirmativas.
ACM Neto assina decreto. Governo implementa políticas afirmativas.
Ao lado de Carlinhos Brown, ACM Neto anuncia cotas para serviço público de Salvador.
Ao lado de Carlinhos Brown, ACM Neto anuncia cotas para serviço público de Salvador.
ACM Neto assina decreto. Governo implementa políticas afirmativas.
ACM Neto assina decreto. Governo implementa políticas afirmativas.

Elaborar o projeto para implantação do programa de cotas no serviço público municipal é a primeira grande missão do grupo de trabalho que vai programar as comemorações pelos 125 anos da assinatura da Lei Auréa e os dez anos da edição da lei federal que institui a obrigatoriedade do estudo da história da África no currículo escolar do país. O decreto que cria o grupo de trabalho foi assinado na manhã desta quarta-feira (09/01/2013), pelo prefeito ACM Neto, no Rio Vermelho.

A data escolhida para assinatura do decreto marca os dez anos da promulgação da Lei nº 10639/2003, que implementa o estudo da História da África e da Cultura Afro-brasileira no currículo da rede pública do Brasil. Além disso, em 2013 se comemora os 125 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil; os 95 anos do Mestre Didi e o início da Década Internacional dos Povos Afrodescentes, instituída no início deste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O grupo, formado pelas secretarias municipais da educação, Reparação e Desenvolvimento, Turismo e  Cultura, além da Fundação Gregório de Matos, vai elaborar e implantar o Programa de Celebração dos Eventos em Comemoração as Conquistas dos Afrodescentes. A solenidade de assinatura foi na enseada do Rio Vermelho, em frente a escutura cetro da Ancestralidade, de Deoscóredes Maximiliano dos Santos, conhecido como Mestre Didi, escritor, artista plástico, e sacerdote baiano.

Para o prefeito ACM Neto, o conjunto de atividades que possa marcar 2013 como um ano de fato de homenagens a nossa ancestralidade e a cultura negra. “É comum ouvir que Salvador é a cidade mais negra fora da África, mas não é comum a gente cultuar e enaltecer a luta e a riqueza cultural dos nossos ancestrais. O objetivo deste trabalho em conjunto é abrir portas e quebras paradigmas, o primeiro dele é a criação de cotas para ocupação de funções públicas em Salvador”, destacou.

“Este local abrigou uma antiga colônia de pescadores, estamos em um terreno sagrado, no cetro da ancestralidade, o prefeito não poderia ter escolhido lugar melhor para iniciação dos trabalhos deste grupo, que com certeza será um divisor de águas para a cidade do Salvador”, comemorou o secretário da Educação João Carlos Bacelar. Para a secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento, a assinatura do decreto pode ser considerado como marco zero da reparação.

“É muito comum falar que Salvador é a maior cidade negra fora da África, mas não é comum falar da cultura africana, do legado que nos foi deixado e nos foi negado desde a época que chegamos aqui. Só tenho a agradecer ao prefeito pela oportunidade de fazer isso pelo nosso povo”, destacou.

O evento contou com a presença do cantor e compositor Carlinhos Brown; do secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, e da Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade; da superintendente da Limpurb, Katia Alves, do presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras, Marcos Sampaio, além de vereadores.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]