MPF/BA: ex-sócio de empresa de perfuração em Catu é denunciado por evasão de divisas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Na condição de sócio-gerente e diretor financeiro da perfuradora, o réu ordenou diversas transações financeiras, em benefício de estrangeiros que trabalhavam para a empresa, sem comunicação ao Banco Central do Brasil. As divisas evadidas somam cerca de 579 mil dólares.

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou, no dia 14 de janeiro, ex-sócio de empresa de perfuração localizada em Catu (BA), a 78 km de Salvador, por evasão de divisas. O crime foi cometido nos anos de 2000 e 2001, quando, sob o comando do réu, doleiros faziam uso da empresa norte-americana Beacon Hill Service Corporation (BHSC) para a realização das atividades ilícitas. O total de valores movimentados irregularmente somam aproximadamente 579 mil dólares.

Segundo a denúncia de autoria do procurador da República André Batista Neves, na condição de sócio-gerente e diretor financeiro da empresa, o denunciado ordenou inúmeras transações bancárias, em benefício de empregados estrangeiros, a partir de depósitos mantidos pela perfuradora. Os doleiros remetiam as divisas para os Estados Unidos sem comunicar ao Banco Central do Brasil, autarquia responsável pelo controle de fluxo externo de moeda.

De acordo com o MPF, o esquema foi descoberto a partir de investigações comandadas por autoridades norte-americanas, como resultado da cooperação internacional no caso Banestado. As apurações levaram à identificação da BHSC, que, a partir dos Estados Unidos, operava um grande esquema criminoso, criado para iludir a ação dos órgãos fazendários e o controle de reservas monetárias brasileiras. Em 2003, a empresa sofreu intervenção e teve suas atividades interrompidas.

O réu fica sujeito à condenação de dois a seis anos de reclusão, mais pagamento de multa, conforme estabelecido no artigo no artigo 22 da Lei n°7.492/86.

*Com informação do Ministério Público Federal na Bahia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113736 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]