Governo da Bahia entrega ferry boat reformado e garante mais três embarcações até o carnaval

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Ferry-Boat Pinheiro é entregue reformado. Embarcação realiza a travessia Salvador-Itaparica-Salvador.
Ferry-Boat Pinheiro é entregue reformado. Embarcação realiza a travessia Salvador-Itaparica-Salvador.
Ferry-Boat Pinheiro é entregue reformado. Embarcação realiza a travessia Salvador-Itaparica-Salvador.
Ferry-Boat Pinheiro é entregue reformado. Embarcação realiza a travessia Salvador-Itaparica-Salvador.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, assinou na tarde desta terça-feira (29/01/2013) a autorização para o lançamento do edital de pré-qualificação, em caráter internacional, de empresas interessadas em fornecer ferries para operar na travessia entre os portos marítimos de São Joaquim e Bom Despacho. Serão três embarcações. Na ocasião, foi entregue o Ferry Boat Pinheiro totalmente reformado. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT), exaltou as iniciativas adotadas pelo governador Wagner e o vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar.  

“É inegável o desgaste causado pelo ferry boat nos últimos meses, mas é fundamental lembrar que se tratava, e ainda se trata, de uma demanda administrativa e judicial. Quando foi possível fazer a intervenção o governo da Bahia, tendo o vice-governador e secretário Estadual da Infraestrutura, Otto Alencar, à frente, teve que agir rápido e decidir entre sofrer os desgastes da falta de ferry e garantir a segurança daqueles que recorrem àquele transporte. O secretário Otto Alencar teve a coragem de enfrentar o problema que herdamos do governo Paulo Solto – que assinou um contrato de 25 anos com a TWB – e preferiu agir com responsabilidade na recuperação dos ferries de forma adequada garantindo conforto e, sobretudo, mais segurança para os usuários” lembrou Zé Neto.  

Governador Jaques Wagner entrega Ferry Boat Pinheiro e assina autorização para o lançamento do edital para fornecimento de novas embarcações.
Governador Jaques Wagner entrega Ferry Boat Pinheiro e assina autorização para o lançamento do edital para fornecimento de novas embarcações.

Algumas empresas internacionais, de países como a Alemanha, Portugal, Grécia, Austrália e Tanzânia manifestaram interesse no processo. Após essa primeira triagem, uma licitação será lançada. Dentre as exigências previstas para a escolha da empresa, será considerada a capacidade das embarcações, o tempo de viagem que podem realizar, consumo de combustível, dentre outros. “Daremos prioridade para aquelas empresas que apresentarem as melhores condições para o usuário” garantiu o governador.

O deputado Zé Neto, aproveitou para reafirmar o apoio da bancada do governo às ações que estão sendo desenvolvidas em relação ao ferry boat. 

“O governador Wagner e o secretário Otto podem ter a certeza de que a base do governo está firme no apoio às medidas tomadas. Cientes dos ônus, obviamente, mas por demais confiantes de que em determinado momento é preferível medidas como as que foram tomadas para evitar riscos para vidas humanas. No mais, é bom recordar que foi nesse governo que foram regularizadas as lanchas de Mar Grande, que prestam um ótimo serviço a comunidade. Além disso, o apoio do Estado será ampliando ainda mais através da Desenbahia e da melhoria dos ancoradouros utilizados pelas mesmas. Outro fato relevante é que em 30 anos que frequento a ilha, indo de Feira de Santana para Itaparica, nunca tivemos as estradas 001 e 101 nas ótimas condições em que estão” afirmou. 

Ferry Boat Pinheiro – Na ocasião foi entregue o Ferry Boate Pinheiro totalmente reformado. Desde de outubro a embarcação estava passando por reformas e a partir da tarde desta terça-feira (29) voltou ao funcionamento. Além do Pinheiro, os ferries Anna Nery e Rio Paraguaçu já fazem a travessia entre São Joaquim e Bom Despacho, das 5h às 23h . 

Os ferries Agenor Gordilho e Juracy Magalhães também estão passando por reforma e antes do carnaval já estarão em funcionamento. “Até o carnaval teremos cinco ferries fazendo a travessia” garantiu o governador. 

O Ferry Pinheiro tem capacidade para 800 passageiros e 50 veículos. As reformas ampliaram a quantidade de passageiros abaixo do convés, com capacidade para 300 pessoas, ar condicionado e cadeiras novas. O pé direito do salão de passageiros também foi restruturado e as cadeiras foram substituídas por novos acentos. A embarcação recebeu ainda dois novos motores, duas linhas de eixos e duas hélices, dentre outras mudanças. 

“Parabenizo o governador Wagner e o secretário Otto reafirmando nosso apoio e confirmando nossa confiança na vitória em mais esse enfrentamento do governo e dos baianos” enfatizou o líder, Zé Neto.

Sobre Carlos Augusto 9653 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).