Falta infra-estrutura à ilha de Itaparica

O lixão tomou conta da Ilha de Itaparica - Foto: Apeixoto
O lixão tomou conta da Ilha de Itaparica – Foto: Apeixoto

Mesmo estando situada tão próxima a Salvador, a sexta cidade do Brasil mais procurada pelos turistas, a Ilha de Itaparica, localizada na Baia de Todos os Santos, é um dos pontos turísticos descritos por alguns, como uma verdadeira obra de arte deixada no Brasil pelo Grande Criador, para o deleite de turistas de todo o mundo.

Infelizmente este “Paraíso Baiano”, com suas belas praias que abrigam lindas mulheres, contrasta tanta beleza com o abandono, a falta de infra-estrutura e está sitiada por barracos em toda orla, esgoto a céu aberto desaguando, ou jogando, detritos nas praias, lixão sem a devida coleta espalhados por toda parte, mostrando a todos o estado de abandono “governamental” que impera absoluto.

As vias que dão acesso à Ilha de Itaparica, seja terrestre ou marítima, não possuem o mínimo de segurança, sendo a marítima, via ferry-boat, uma lástima. Uma verdadeira falta de respeito não só com os turistas, mas também com os nativos que usam estes veículos no dia a dia, fazendo a travessia para Salvador.

Os hospitais, como a saúde pública em todo país, se encontram em situação caótica e carece – não só de melhores instalações, mas

Esgotos a céu aberto poluindo as práias – Foto: Apeixoto

também de profissionais competentes – de ambulâncias que funcionem, o que não acontece com as poucas existentes, devido ao precário estado de má conservação.

Por mais que se exija empenho do governo baiano, na tentativa de melhorar a infraestrutura dos pontos turísticos, não se consegue que, na pior das hipóteses, o mínimo seja feito.

A Copa do Mundo de 2014 traz a possibilidade de se mostrar ao mundo uma Ilha de Itaparica modernizada e atraente, com suas praias recheadas de belezas naturais e de atrações para empolgar os turistas. Infelizmente se conclui que a Ilha de Itaparica precisa de estrutura no que tange a água, luz, transporte, segurança e higienização. Mesmo assim, não deixe de visitar a Ilha de Itaparica.

Alberto Peixoto
Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.