Localizado em Maragogipe, Estaleiro Enseada do Paraguaçu é referência na indústria naval e portuária da Bahia

Vista aérea do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, localizado em São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragogipe. O estaleiro ocupa parte do Canteiro de Obras de São Roque do Paraguaçu, de propriedade da Petrobras. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, localizado em São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragogipe. O estaleiro ocupa parte do Canteiro de Obras de São Roque do Paraguaçu, de propriedade da Petrobras. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

O Recôncavo foi o local escolhido para a implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que, junto aos demais empreendimentos do setor, vai transformar a região em um dos maiores parques navais do país. Com capacidade de processar 70 mil toneladas/ano de aço, o estaleiro, que tem entre as suas principais funcionalidades a produção de plataformas de petróleo, sondas de perfuração com alta tecnologia e embarcações militares, ocupará uma área de 160 hectares às margens do Rio Paraguaçu.

Segundo o secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, a chegada de um empreendimento desse porte trará oportunidades de crescimento social e econômico para a região. “Além de mais empregos para os moradores dos municípios do entorno do estaleiro, a chegada dessa planta industrial vai influenciar setores como os de saúde e segurança, além de impulsionar novos negócios, a exemplo da área imobiliária e a de serviços”. 

O secretário citou ainda outro vetor de desenvolvimento econômico que será gerado com a chegada do estaleiro: a criação de um polo industrial. “Esse, sem dúvida, será o segundo maior investimento”. 

Atenta a essa necessidade, a Seinp vem promovendo uma série de encontros com os representantes de secretarias estaduais estratégicas nesse processo, a exemplo da Educação, Trabalho, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano, Turismo, Agricultura, Justiça e Administração Penitenciária. “São 16 secretarias e órgãos convidados pela Seinp para estabelecer diálogos referentes às providências que o Estado deve adotar para aproveitar todas as oportunidades e vocações geradas com a vinda do empreendimento para a região”, explicou Carlos Costa. 

O objetivo desses encontros, informou, é articular e motivar ações que promovam o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. “Através desses encontros, está sendo possível proporcionar às secretarias uma visão clara da transformação que a região do entorno do estaleiro sofrerá”. 

Instalação de centros de formação 

Com as obras do empreendimento a todo vapor e a certeza de que o desenvolvimento da região ocorrerá com a chegada do estaleiro, a necessidade de profissionais qualificados torna-se prioridade nesse momento, uma vez que quatro mil empregos serão gerados na área naval. Constatando essa necessidade, a Seinp, em articulação com as secretarias da Educação e do Trabalho, está definindo os locais onde serão instalados os primeiros centros de formação de mão de obra destinada à indústria naval.  

Os centros de formação serão unidades de ensino cujo objetivo maior será a captação da mão de obra dos municípios do entorno do estaleiro, capacitando-a através de qualificação profissional (Secretaria do Trabalho) e promoção de cursos técnicos (Secretaria da Educação), ambas na área naval.  

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu é composto por 16 municípios, cuja vocação local é a pesca artesanal. “É importante convergir esforços na tentativa de criar um cenário favorável, para que esses homens e mulheres tenham as condições e as oportunidades necessárias para mudar seus futuros”, ressaltou o secretário. 

Depois dos encontros promovidos pela Seinp junto às outras secretarias, ficou definido que o principal centro de formação será o da Base Naval de Aratu, sendo que outros dois serão inaugurados, respectivamente, nos municípios de Maragojipe e Nazaré.  

“A perspectiva de que esses centros de formação estejam atuando em médio prazo é real, e os locais para seu funcionamento já estão sendo articulados pela nossa secretaria”, declarou Carlos Costa. 

Também haverá capacitações para a formação de profissionais em outros setores da economia, a exemplo do comércio, hotelaria, bares, restaurantes, pequenas indústrias e construção civil. Com a chegada do empreendimento, a tendência é que haja um aquecimento do comércio da região e com isso surjam muitas vagas de trabalho.  

Ainda empenhada na questão da formação de mão de obra técnica, a Seinp assinou um convênio com uma escola internacional cujo objetivo é o de enviar para o exterior e treinar pessoas na área de qualificação.

Porto Sul e Ferrovia da Integração Oeste-Leste 

O Porto Sul é uma iniciativa do governo da Bahia que pretende criar um novo horizonte para o desenvolvimento socioeconômico, desconcentrando os investimentos em Salvador e ramificando para todo o estado. Com um investimento de R$ 2,6 bilhões e a geração de 2.500 empregos diretos e indiretos, o Porto Sul será construído em Ilhéus. 

A implantação do porto representa um compromisso do Estado para o escoamento da produção mineral e agrícola, através da nova estrutura logística formada pela Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), visando a uma maior agregação de valor e ampliação das vantagens competitivas da Bahia.  

A Fiol, construída pelo governo federal, vai ligar o sul do estado (Ilhéus) a Figueiropólis, no Tocantins, cortando toda a Bahia no sentido oeste-leste. A ferrovia vai percorrer cerca de 1.500 quilômetros, tendo como zona de influência 49 municípios baianos, num trecho de 1.100 quilômetros.  

A nova ferrovia trará muitas vantagens, a exemplo da redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios. 

Revitalização do Rio São Francisco 

Ciente de que a Hidrovia do São Francisco é uma alternativa dentro do transporte intermodal, além de um indutor do crescimento socioeconômico da Bahia, a Seinp vem conduzindo ações juntamente com a Codevasf, que contratou o Banco Mundial (Bird) e o corpo de engenheiros do Exército dos EUA para transferir tecnologias para a tão esperada revitalização do Velho Chico. “Nosso estado é detentor do maior trecho navegável do Rio São Francisco. Diante disso, precisamos aproveitar esse ponto positivo da melhor forma”, afirmou Carlos Costa. 

Vista aérea do distrito de São Roque do Paraguaçu, município de Maragogipe. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea do distrito de São Roque do Paraguaçu, município de Maragogipe. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9167 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).