Empreendedorismo feminino domina novos negócios no Nordeste

Pesquisa GEM 2012 mostrou também que mais de 51% dos nordestinos sonham em ter seu próprio negócio.
Pesquisa GEM 2012 mostrou também que mais de 51% dos nordestinos sonham em ter seu próprio negócio.
Pesquisa GEM 2012 mostrou também que mais de 51% dos nordestinos sonham em ter seu próprio negócio.
Pesquisa GEM 2012 mostrou também que mais de 51% dos nordestinos sonham em ter seu próprio negócio.

As mulheres estão no comando de novos negócios no Nordeste. É o que indica a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM), divulgada nesta quinta-feira, 31. Segundo o estudo, o sexo feminino supera o masculino no percentual de adultos que começam um empreendimento nas regiões Nordeste e Sul. No total, 51,8% dos novos negócios estão nas mãos das mulheres nordestinas e sulistas. O valor supera a média nacional, que é de 49,6%.

“Essa é a resposta a uma mudança cultural, onde as mulheres saíram da condição de donas de casa. No empreendedorismo, esta ação cristaliza a ascensão feminina de buscar a sua independência”, explica a coordenadora da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Bahia, Isabel Ribeiro. Segundo Isabel, outro dado importante é que, em comparação com os homens, as mulheres tendem a buscar mais estudo.

A região Nordeste também lidera a taxa de percepção de boas oportunidades nos próximos seis meses para se começar um novo negócio. Cerca de 53% dos entrevistados afirmaram perceber estas oportunidades na região onde vivem, enquanto que nacionalmente a média foi de 50,2%. Ainda assim, a atual taxa brasileira é maior 7 pontos percentuais quando comparada com a pesquisa em 2011, que foi de 43,1%.

Para a analista do Sebrae Bahia, Dora Parente, a situação econômica atual vivida no Brasil e na região Nordeste contribui para esse otimismo. “As pessoas estão mais otimistas devido à realidade econômica brasileira e isso reflete na abertura de novos negócios, particularmente no setor de comércio e serviços. Esse momento atrai novos empreendedores”, afirma. Não à toa, mais de 51% dos nordestinos de 18 a 64 anos sonham em ter seu próprio negócio. A taxa é maior que os 30,8% que pensam em seguir carreira em uma empresa e fica atrás somente dos sonhos de comprar uma casa própria (59,2%) e viajar pelo Brasil (58,1%).

Atualmente, quase 70% dos empreendedores abrem um negócio por oportunidade. Em 2002, o índice dos que empreendiam motivados pela identificação de uma chance no mercado empresarial era de 42,4%.

Sobre a GEM

Realizada no Brasil pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), a GEM 2012 contou com a participação de 69 países – 15 a mais do que os analisados em 2011. O levantamento ouviu 10 mil pessoas entre 18 e 64 anos das cinco regiões brasileiras. 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]